PRÊMIO OBRA DO ANO
O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto recebeu um número recorde de inscritos, com projetos em diversos segmentos, desde projetos de pequeno porte, residenciais, industriais, de infraestrutura até as obras especiais
Murilo Cassol, diretor presidente da Cassol Pré-Fabricados recebe Destaque do Júri com a obra Expansão Estação General Osório do Metrô do Rio de Janeiro
A expansão da Estação General Osório do Metrô do Rio de Janeiro teve fornecimento de estruturas pré-fabricadas de concreto pela Cassol Pré-Fabricados, projeto estrutural de Eriton Nunes da Costa e projeto arquitetônico de Patrícia Cohen, Jean-Louis de Billy e Heitor Lopes de Sousa. Para a obra, foram utilizadas vigas, pilares, lajes alveolares, escadas e placas maciças de arrimo. Composta por túneis de acesso, estação principal e prédios técnicos, o projeto havia sido concebido para ser executado de forma convencional. Porém, para atender o cronograma bem como as exigências arquitetônicas, foi desenvolvida uma solução em construção pré-fabricada de concreto. Um dos destaques desse projeto foi que os prédios foram desenvolvidos para permitir a montagem com guindastes de lanças telescópicas para permitir o trabalho dentro dos túneis escavados na rocha. O comprimento e o peso das peças foram limitados de forma que os equipamentos pudessem efetuar o deslocamento e montagem da estrutura.
Íria Doniak e Alexandre Vasconcellos comemoram o sucesso desta edição, com o professor Vasconcelos, Jefferson Dias (presidente da ABECE), Júlio Timerman (presidente do Ibracon) e Hugo Rodrigues (gerente de Comunicação da ABCP)
O residencial Casa das Pérgolas Deslizantes, localizado em Bauru, no interior de São Paulo, tem o propósito de trazer uma discussão entre o espaço interno e externo: ao murar o terreno e implantar a casa em diferentes setores dentro do terreno foram criadas interessantes tensões entre o construído e não construído, atribuindo características diferentes a esses espaços. Para o usuário ou visitante os limites da construção passaram a ser os extremos do terreno e não mais apenas as paredes da construção propriamente dito. Essa mudança de percepção é fundamental; uma casa de 180m² passa a ter a sensação de amplidão de uma casa de 500m². Para a construção do residencial foram utilizadas fundações rasas e simples e aplicadas paredes pré-moldadas de concreto como vedação e estrutura vertical. O projeto estrutural de autoria de Flávio Isaia e estruturas pré-fabricadas fornecidas pela Sudeste Pré-Fabricados.
Prêmio de projetista estrutural do Destaque do Júri é entregue a Ériton Nunes da Costa da Obra Destaque do Júri pelo professor Vasconcelos
Já o projeto arquitetônico ficou a cargo da FGMF Arquitetos. Para Fernando Forte, sócio do escritório FGMF Arquitetos, “ficamos muito satisfeitos em receber o prêmio, pois vimos que uma obra de pequeno porte pôde concorrer com obras maiores. Acredito que o caminho está livre para que o sistema industrializado em concreto seja cada vez mais utilizado em projetos pequenos, pois é um sistema veloz e econômico. Na Casa das Pérgolas Deslizantes, a estrutura pré-fabricada de concreto ficou pronta em dez dias e, após trinta dias, a obra estava praticamente terminada, já com as paredes de concreto pré-moldadas instaladas”.
A expansão do Jaraguá Park Shopping, em Jaraguá do Sul (SC), contou com projeto estrutural de João Kerber, projeto arquitetônico de Manoel Doria P.G. Neto e estrutura de pré-fabricado de concreto fornecida pela Cassol Pré-Fabricados. Com 16 pavimentos e 65 metros de altura, a obra teve como desafios a estabilidade da estrutura, a ausência de núcleo rígido e a montagem já que o projeto ocupa 100% do terreno. A escolha pelo sistema pré-fabricado para o empreendimento deu-se pela necessidade de garantir o prazo de execução da obra, controle de custos e qualidade, rastreabilidade da estrutura e sustentabilidade com menor geração de resíduos. Uma das exigências da construtora é que o desenvolvimento da estrutura respeitasse o projeto arquitetônico originalmente concebido, em todos os parâmetros definidos no projeto in-loco pré-existente, ou seja, transformar uma estrutura in-loco em uma estrutura pré-fabricada viável economicamente e que respeitasse as mesmas condições de níveis de pavimento, pé-direito, e operacionalidade.