Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 22 - abril de 2021

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Versatilidade comprovada: pré-fabricado de concreto atende obras especiais com produtividade, qualidade e menor impacto ambiental

Preparada para superar desafios técnicos, tecnológicos, arquitetônicos, logísticos, estruturais e de montagem, a construção industrializada de concreto no Brasil tem realizado projetos em diferentes áreas da negócios, agregando benefícios de ordem econômica, social e ambiental para construtoras, clientes e usuários dos múltiplos empreendimentos


Estrutura durante a montagem e  Integração com os detalhes da fachada

Para atender essas prerrogativas, a indústria buscou as infinitas possibilidades de acabamentos do pré-fabricado de concreto combinado com outros sistemas construtivos, a fim de criar fachadas exuberantes e interiores altamente personalizados. O charme industrial do concreto combinou perfeitamente com diferentes tipos de materiais, tais como madeira, vidraçarias e revestimentos, garantindo a qualidade dos acabamentos. Outro ponto evidenciado foi o uso de coberturas verdes, parede verde e brises e uma fachada ventilada, aumentando ainda mais o conforto térmico e a economia de energia elétrica. As estruturas foram entregues em 2020 e as demais etapas estão sendo realizadas pelo cliente.
Os cases trazidos por diversas empresas do setor de pré-fabricados de concreto mostram a versatilidade da solução de engenharia, mas também reforçam o aumento da demanda para obras especiais, com características diferenciadas, e para projetos de alta complexidade. Isso é justificado pelos inúmeros benefícios citados por clientes, como por exemplo, a garantia de qualidade excepcional em curtos períodos de execução, resultando em economia e produtividade para os contratantes e usuários. 
Por fim, outro ponto importante a ser ressaltado é que há o aumento de obras já projetadas ou com estudos para serem iniciadas utilizando a pré-fabricação, potencializando a utilização do sistema tanto na viabilidade técnica como econômica. Se houver ganhos de padronização em escala, a competitividade fica ainda maior, gerando ainda mais economia nas soluções e sobretudo redução de resíduos e sustentabilidade na utilização dos materiais diretos e indiretos.
Todas as informações e imagens foram cedidas pelas empresas que responderam a solicitação de informações para a elaboração desta matéria. São elas: Cassol Pré-Fabricados, Legran Engenharia, Marna Pré-Fabricados, Pré-Vale e T&A. A Abcic faz um agradecimento especial aos clientes do setor, Plaenge Industrial e OECI S.A, por seus depoimentos.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!