INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Preparada para superar desafios técnicos, tecnológicos, arquitetônicos, logísticos, estruturais e de montagem, a construção industrializada de concreto no Brasil tem realizado projetos em diferentes áreas da negócios, agregando benefícios de ordem econômica, social e ambiental para construtoras, clientes e usuários dos múltiplos empreendimentos
Perspectiva do projeto arquitetônico da nova fábrica da Companhia Cacique de Café Solúvel
A escolha pela solução de engenharia se deu também pela característica da obra: vãos grandes, sobrecargas para equipamentos específicos e necessidade de um cronograma extremamente ágil, com entrega do projeto no final de 2020. A indústria de pré-fabricados, com sede em Curitiba (PR) e fábricas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, forneceu diferentes estruturas pré-fabricadas em concreto para o empreendimento industrial, incluindo pilares, vigas, lajes, escadas e painéis de fechamento. O projeto teve um grande diferencial que foi justamente a necessidade de uma montagem em vários segmentos da estrutura verticalizada de maneira concomitante com outras disciplinas.
A complexidade na elaboração dos projetos da estrutura com ausência de núcleo rígido estrutural pelas características da edificação foi outro desafio a ser vencido para manter a continuidade da montagem até aproximadamente 54 metros de altura. Para isso, foram usados os guindastes de alta capacidade e de grande alcance para garantir a velocidade e segurança da montagem.
Outro desafio da obra foi a distância do projeto versus o cronograma de execução, em função do sincronismo de montagem ao longo do tempo. Por isso, a indústria utilizou uma frota própria para fornecer as peças de duas fábricas, em Araucária (PR) e em Seropédica (RJ), de forma simultânea, com o objetivo de minimizar qualquer tipo de risco que pudesse interferir no sequenciamento de montagem e no cronograma.
Estrutura da Companhia Cacique de Café Solúvel durante a fase de montagem
Nesta obra tivemos soluções utilizadas há alguns anos no mercado, mas, não comumente vistas, como as luvas Rodloff e sistema de emendas com canecas. O projeto contou também com várias lajes com aberturas que variam de Ø 150mm até Ø 10300 mm ou seja, vãos de 10m de diâmetro. As peças pré-fabricadas in loco, já previstas em projeto, com formatos de quartos de um quadrado, com uma circunferência circunscrita, as quais foram içadas, montadas e concretadas juntamente com o capeamento.
Adicionalmente, como diferencial, foram utilizadas conexões semirrígidas entre vigas e pilares, com ligação típica para momentos negativos (barras superiores passantes nos pilares internos ou com luvas nos pilares de extremidade), e ligação especial para momentos positivos: sem chapas soldadas, mas com nichos de concretagem para emendas das armaduras inferiores, com esperas em laços horizontais no pilar e na viga, além das esperas verticais no consolo para funcionar como armadura interior da emenda.
As vigas foram detalhadas e fabricadas com nichos de concretagem nas extremidades, fechados lateralmente com paredes no mesmo concreto da viga para evitar o uso de formas na obra. As esperas em laço dentro do nicho foram colocadas em nível superior aos laços do pilar para tornar viável a montagem, com geometria apropriada para envolver as esperas verticais dos consolos e ajudar no enrijecimento das paredes do nicho. Na maioria dos casos, os pilares apresentam consolos em diferentes direções no mesmo nível, e mesmo nível também para as esperas em laço horizontais, que foram resolvidas detalhando peças com barras soldadas e geometrias especiais que funcionam como esperas para todos os consolos do nível
Vista geral do empreendimento OKA Floripa
Já na área de empreendimentos, o OKA Floripa, com mais de 27,7 mil m² de área construída, está dividido em três segmentos que caracterizam o uso misto: residencial, comercial e mall. O projeto da Domini Incorporadora segue a tendência mundial de concentrar as atividades em um único local, reduzindo os deslocamentos, melhorando o trânsito local e proporcionando uma economia de tempo e dinheiro, e consequentemente, uma melhor qualidade de vida e bem-estar às pessoas.
A obra multipavimento conta com duas torres: uma residencial, com apartamentos e studios, e uma comercial. O Mall, com lojas e serviços, está situado no andar térreo. O projeto arquitetônico é um de seus diferencias, uma vez que possui um elevado nível de personalização para atender as necessidades de um público que busca uma vida dinâmica, com menos deslocamentos e mais conexões num só lugar. Para atender os objetivos da arquitetura, a indústria de pré-fabricados com sede em Ibirama, em Santa Catarina, incorporou todos os detalhes e necessidades ao pré-fabricado de concreto, otimizou o projeto estrutural, adequou a geometria das peças e os demais projetos complementares.
Com isso, a fábrica passou por adaptações para atender todas as especificações. Composta por aproximadamente 7 mil m³ de concreto, a estrutura fornecida foi composta por pilares, vigas, vigas protendidas, lajes, escadas e painéis para fachada. Por seu volume, a execução da obra foi feita em fases, com atuação paralela das áreas de engenharia, fábrica e a logística da empresa. Do mesmo modo, a expedição das estruturas e a descarga também seguiram planejamentos prevendo a entrega das peças por etapa e o mínimo de movimentações no local. A montagem foi iniciada simultaneamente com as fundações e a execução das torres ocorreu de maneira síncrona. Um profissional de engenharia acompanhou a execução dos serviços e o planejamento da sequência de montagem.
Para esse empreendimento, a utilização do pré-fabricado de concreto foi um dos preceitos para garantir qualidade, sustentabilidade e principalmente a agilidade que a construção industrializada pode oferecer. Assim, a concepção do projeto já foi idealizada a partir das tecnologias industriais, proporcionando muitos benefícios. Quando a utilização de estruturas pré-fabricadas de concreto é prevista nas fases iniciais, substituir a alvenaria dos elementos estruturais e fechamento pode otimizar os processos da obra, o tempo de construção e a necessidade de mão de obra, resultando em mais segurança, redução de custos e minimizando o desperdício de materiais.
Além dos resultados alcançados em termos de agilidade, qualidade e produtividade, o emprego da pré-fabricação em concreto permite mais versatilidade e sofisticação aos projetos arquitetônicos, tratando não apenas de funcionalidade da estrutura, mas também da estética. No caso do OKA Floripa, por ser um projeto que prevê muitos detalhes para compatibilizar com as personalidades dos seus usuários, a sustentabilidade, o conforto e o bem-estar das pessoas estiveram bastante presentes na concepção de todo o projeto.