INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Preparada para superar desafios técnicos, tecnológicos, arquitetônicos, logísticos, estruturais e de montagem, a construção industrializada de concreto no Brasil tem realizado projetos em diferentes áreas da negócios, agregando benefícios de ordem econômica, social e ambiental para construtoras, clientes e usuários dos múltiplos empreendimentos
Vista Geral da obra do espessador de rejeito de minério
Nesse sentido, para esta obra, a escolha do pré-fabricado teve como principal motivo a velocidade na montagem das peças em canteiro. Como a duplicação da rodovia requer diversas intervenções na pista existente, o cliente buscou padronizar a solução no momento da execução de longarinas e pré-lajes. Além disso, não necessitou de execução de canteiro, além dos pilares, cabeceiras e fundações, diminuindo a necessidade de pátio de execução de peças e eliminando a protensão de peças em obra.
Outros benefícios do pré-fabricado para obras rodoviárias são: diminuição dos tempos de intervenções de tráfego na rodovia existente e de funcionários no canteiro. Há também a eliminação de escoramentos, garantia na qualidade das peças em função da execução fabril, em ambiente controlado, algo totalmente diferente de estar em meio à uma rodovia, exposto as intempéries com processos de controle mais complexos e difíceis. A Revista Industrializar em Concreto tratou de cases específicos de obras rodoviárias em sua edição, no qual outros cases e aplicações foram publicados e podem ser consultados no site oficial: www.industrializaremconcreto.com.br
Um dos principais desafios foi a adaptação das naves de produção para transporte e manuseio interno em função da capacidade das estruturas e equipamentos, uma vez que as peças ultrapassavam 70 toneladas. Ao mesmo tempo que foi sendo estudado o projeto, a equipe de logística da indústria estudava o percurso para o transporte de carga acima de 40 metros de comprimento total. Foram desenvolvidos novos berços de concretagem e ferramental para suspensão das peças internamente, além do transporte interno e externo.
Duplicação da PR-092 durante a fase de montagem
Em se tratando de inovação, a indústria conta que o projeto usou o concreto de alto desempenho para garantir tanto as características de resistência exigidas pelo projeto como as garantias de qualidade estética final do produto. Já para garantir a qualidade visual das peças foi utilizado uma forma única sem emendas para a fabricação das peças.
Além de projetos na área de infraestrutura e na mineração, há ainda as aplicações na área industrial e em empreendimentos multiusos. Nesse sentido, a Companhia Cacique de Café Solúvel decidiu implantar uma nova fábrica em Linhares, no Espírito Santo, com uma área construída de mais de 19 mil m². A Plaenge, responsável por todas as etapas da obra, o que inclui os projetos executivos, construção civil e montagem eletromecânica, utilizou a tecnologia BIM e desenvolveu uma tipologia diferenciada para atender as características produtivas da empresa, aplicando, inclusive, conceitos da indústria 4.0. A pedra fundamental foi inaugurada em 25 de outubro do mesmo ano.
“Na execução da nova unidade industrial da Cia Cacique de Café Solúvel, o grande desafio foi encontrar uma solução que conciliasse o equilíbrio entre o cronograma desafiador e a complexidade técnica do empreendimento. Neste contexto e com uma parceria de vários anos com a empresa de pré-fabricados, desenvolvemos em conjunto uma solução que atendesse esta demanda da obra onde, em um prédio industrial de grande porte, foram realizadas várias disciplinas de forma concomitante ou sequencial como: montagem da estrutura pré-fabricada, execução civil, montagem eletromecânica e de grandes equipamentos. Como resultado, obtivemos um sistema de alta performance e qualidade”, disse Júlio Oliveira, Gerente da Plaenge Industrial.