ARTIGO TÉCNICO
As perdas progressivas da protensão foram avaliadas pelo processo simplificado apresentado no item 9.6.3.4.2 da NBR6118.
c) Verificação para combinação frequente no tempo infinito.
Na combinação frequente têm-se os efeitos das seguintes ações.
Ψ1 = 0,5fator de combinação frequente para ponte rodoviária conforme NBR8661.
Para esta combinação exige-se:
- Respeito ao estado limite de compressão excessiva.
- Respeito ao estado limite de formação de fissuras.
4.2 Verificações em Estado Limite Último
a) Esforço Cortante
Apenas se verifica o não esmagamento da diagonal comprimida do concreto para o cortante máximo.
Adotou-se um limite: Vd/ Vrd2 < 0.80
b) Flexão
É feita a verificação do equilíbrio interno da seção do meio do vão que é a mais solicitada à flexão. As armaduras ativas devem garantir segurança à rutura:
A armadura ativa existente deve ser maior ou igual à armadura necessária para o estado limite último, portanto não deve haver necessidade de complementação com armaduras passivas.
5. RESULTADOS
Todos os critérios acima foram implementados numa planilha Excel de forma a automatizar as verificações. Usando as ferramentas de otimização da planilha é possível se obter rapidamente para cada situação de projeto analisada as combinações de intereixo e arranjo de armadura que atendem satisfatóriamente aos critérios de projeto.
O estado limite último de flexão e o estado limite de descompressão na combinação quase permanente são os critérios dominantes na determinação da armadura ativa necessária.
Os resultados são então organizados em gráficos de barras como o apresentado na figura 13, onde é possível visualizar o campo de aplicação da seção estudada dentro do domínio dos intereixos e arranjos de armadura considerados.
Para um vão de 19m, por exemplo, seria possível utilizar as seguintes opções: (Intereixo/Arranjo: 0,50/E ; 0,75/G ; 1,00/I ; 1,25/L)