ABCIC EM AÇÃO
O Planejamento Estratégico 2023-2027 estabelece as diretrizes para pavimentar o desenvolvimento sustentável da pré-fabricação de concreto no Brasil com inovação e menor impacto ambiental. Possui quatro macroestratégias: valorização dos associados e da associação, a estruturação do setor para atender as demandas por edifícios altos, sustentabilidade e o desenvolvimento de um portal de serviços
Com isso, a Abcic pretende ampliar o uso da pré-fabricação em concreto em edifícios altos. “Se conseguirmos que os novos edifícios considerem a industrialização em concreto em sua concepção e no projeto, acreditamos que dentro de alguns anos uma parcela dos novos edifícios altos serão pré-fabricados em função da vantagens e diferencias que o sistema poderá conferir ao empreendimento”, avaliou Leonardi. “Essa movimentação exigirá um grande volume de produção nas empresas que precisarão de competência e capacitação técnica para atender essas obras, muito trabalho para os profissionais técnicos associados, otimização do processo construtivo e do retorno aos empreendedores e construções mais sustentáveis”.
A terceira macro estratégia sobre Adequar para a Sustentabilidade é coordenada por Bruno Simões Dias, membro do Conselho Estratégico da Abcic e presidente da Precon Sistemas Construtivos. “Vou procurar trabalhar com as pessoas que se dispõe a colaborar, no sentido de construirmos um programa aplicável à nossa realidade. Acredito que vai ser um projeto que gerará resultados práticos”, afirmou.
A ideia é elaborar um Roadmap de Sustentabilidade, bem como estimular a adoção do Nível 3 do Selo de Excelência Abcic e implementar a Avaliação do Ciclo de Vida e Declaração Ambiental de Produto (ACV-DAP) para os pré-fabricados de Concreto. “Nossa macroestratégia é um projeto realista, por isso trará visibilidade e credibilidade para o nosso setor, contribuindo para uma visão mais ampla de negócio”.
Para a estratégia Desenvolver um Portal de Serviços de Conteúdo, o coordenador será Luiz Otávio Baggio Livi, membro do Conselho Estratégico da Abcic e diretor de Engenharia da Pré-Infra Pré-Moldados. “O processo de formatação do Planejamento Estratégico do próximo quinquênio foi extremamente bem conduzido. Passou inicialmente pelas “dores” do setor e foi aprofundando até chegarmos nas questões estratégicas e no planejamento, propriamente dito, resumindo-se às 4 macroestratégias, que são os pilares de sustentação do planejamento. Acredito que após os 8 encontros, chegamos ao cerne das principais ações que a Abcic deverá desenvolver nos próximos 5 anos, com o olho sempre no crescimento do setor e na qualidade dos serviços que prestamos à cadeia”, contou.
A macroestratégia é uma trilha do conhecimento, ou seja, uma jornada de aquisição de conhecimento que estará disponível aos associados que desejarem adotar as melhores práticas do setor. “Esta trilha evolutiva se baseará nas experiências vividas, na disseminação e desmistificação dos 3 níveis do Selo de Excelência Abcic e também na divulgação de conteúdo relevante por meio de um portal de acesso restrito aos associados”, afirmou.
Segundo Livi, o setor só será desenvolvido e respeitado, quando todos os players adotarem as mesmas premissas e prerrogativas no desenvolvimento de seus processos. “Desta maneira, pretendemos nivelar o mercado num patamar acima do que já estamos, do ponto de vista da Qualidade e Responsabilidade em todas as fases do projeto. Com este nivelamento “por cima”, esperamos ser reconhecidos como um setor realmente organizado e estruturado, atuante num mercado pujante e cada vez mais exigente, que é o da Construção Civil”, explicou.
As empresas que aderirem a esta trilha do conhecimento terão a oportunidade da seguir os passos das empresas líderes e conceituadas associadas à Abcic, aprendendo com as boas práticas do setor, incrementando sua qualidade de processos e produtos a medida em que vão certificando suas plantas nos 3 níveis do Selo de Excelência Abcic. “É um aprendizado contínuo, passo a passo, para se tornarem também líderes em seus mercados”, pontuou Livi.