ABCIC EM AÇÃO
O Planejamento Estratégico 2023-2027 estabelece as diretrizes para pavimentar o desenvolvimento sustentável da pré-fabricação de concreto no Brasil com inovação e menor impacto ambiental. Possui quatro macroestratégias: valorização dos associados e da associação, a estruturação do setor para atender as demandas por edifícios altos, sustentabilidade e o desenvolvimento de um portal de serviços
Em sua avaliação, o fortalecimento da Abcic permite uma maior participação ativa nas revisões das normas técnicas do setor, no desenvolvimento de cursos de capacitação de diversas áreas, na oferta de consultorias tanto na área de produção quanto na área de qualidade e ESG, na pesquisa das melhores práticas do sistema pré-fabricado no mundo para serem aplicadas nas empresas associadas, entre outros.
João Carlos Leonardi, vice-presidente do Conselho Estratégico da Abcic e diretor comercial da Leonardi, é o coordenador da macroestratégia Estruturar o Setor de Construção Pré-fabricada de Concreto para os Edifícios Altos. “A participação colaborativa de vários empresários e profissionais do setor, sob a competente coordenação do professor Gerson, com todos agregando conhecimentos, experiências e expectativas que proporcionaram uma ampla visão da situação atual do nosso setor e definição um caminho para nosso desenvolvimento em alinhamento com as expectativas e necessidades do mercado nos próximos anos”, disse.
As construções pré-fabricadas de concreto estão presentes em canteiros de obras em todo país, por ser uma solução construtiva que atende às necessidades cada vez mais rigorosas de qualidade, segurança, desempenho, velocidade, flexibilidade, estética e custos competitivos. “Porém, ainda muito pouco utilizada na execução de edifícios verticalizados no Brasil”, ponderou Leonardi. A seu ver, o país possui competentes profissionais para projeto e cálculo estrutural, utiliza a modelagem 3D e BIM, tem acesso aos sistemas de ligação e contraventamento utilizados na Europa, dispõe de tecnologia de concreto para produção de elementos com concretos de alta resistência e disponibilidade de equipamentos adequados para transporte e montagem com capacidades suficientes para estas obras.
Assim, ele explica que a macro estratégia tem o intuito de avançar na direção dos edifícios altos, reduzindo as barreiras culturais e técnicas existentes. “Acreditamos que, em sua maioria, essas questões estão ligadas à falta de conhecimento e material técnico de apoio, tanto para especificadores e projetistas como para pré-fabricadores, que precisam auxilia-los na concepção e se capacitar para executar estas obras com os pré-requisitos e qualidade esperados”, complementou.
Um dos materiais de apoio a serem utilizados é o boletim 101 de Edifícios Altos em Concreto Pré-fabricado, da fib. Em paralelo, o grupo de trabalho desta macroestratégia estará reunindo conhecimento, trocando experiências e visitando obras de empresas associadas. É possível também que sejam organizadas viagens técnicas ao exterior para conhecer obras relevantes e novas tecnologias, dentro do contexto das missões técnicas da Abcic que ao longo de sua trajetória já vem acompanhando este tema.
“Nosso objetivo é, portanto: elaborar e disponibilizar ao mercado um estudo com bons exemplos de edificações altas pré-fabricadas no Brasil, evidenciando seus diferencias e vantagens competitivas para minimizar resistências culturais e insegurança técnica de profissionais que não dominam o assunto; e desenvolver um Manual Abcic de Edifícios Altos, que podem chegar a mais de 30 pavimentos, com boas práticas, orientações e normatizações que deverão nortear o projeto, produção e montagem dos edifícios altos pré-fabricados em diferentes tipologias, incluindo a estrutura em painéis portantes, explicou Leonardi, e também contemplará o uso dos painéis em fachadas arquitetônicas, além de poder compor sistemas híbridos e mistos.
Também trabalharemos na criação de um Manual de Boas Práticas Abcic de Edifícios Altos, com obras, serviços e instalações complementares com as boas práticas recomendadas e orientações básicas necessárias para o projeto, planejamento e contratação dos edifícios altos pré-fabricados de concreto.