ABCIC EM AÇÃO
%2017_55_12_c0ecc8cd.jpg)
A Abcic ampliará ainda mais sua atuação com a instituição de regionais, aprovada em Assembleia, no dia 28 de novembro, a fim de fortalecer suas atividades em prol da evolução contínua do setor de pré-fabricados de concreto no Brasil. Essa iniciativa se soma ao trabalho que vem sendo realizado por seus três novos coordenadores: Anne Elize Puppi Stanislawczuk, na área de Sustentabilidade; Fernando Canova, no setor de Desenvolvimento; e Lígia Doniak, no segmento de Tecnologia. Estes profissionais seguem em suas empresas de origem — Next Chemical, Leonardi e EGT Engenharia, respectivamente, porém dedicam um percentual de seu tempo à Abcic, na atividade de consultoria denominada Coordenação de Projetos Especiais.
“A Abcic tem a função de levar a boa técnica ao Brasil inteiro. Por isso, acreditamos que podemos desenvolver as boas técnicas regionais a partir da presença física”, destaca Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Abcic. Para a instituição das regionais, a Abcic contará com o apoio local, tanto dos associados, quanto de fornecedores e clientes.
Foram selecionadas duas praças nas regiões Nordeste e Sul. “A escolha por Santa Catarina se deu pelo estado ter o segundo maior consumo de pré-fabricado no Brasil e ser o segundo maior em número de associados, além de ser um mercado com novos entrantes, o que demanda a disseminação de boas técnicas para desfrutar de uma engenheira nacional qualificada. No Nordeste, a regional será na Bahia, cuja presença da associada T&A é fundamental. Vamos abrir novos mercados, inspirando novas técnicas construtivas e tecnologias de pré-fabricado que têm muito a crescer na região”, explica Cassol.
De acordo com a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, a instituição de regionais é uma ação estratégica para atender as demandas de seus associados de norte a sul do país, contribuindo para expandir a aplicação da industrialização em concreto em todo o território nacional, face aos desafios enfrentados pela construção civil, como escassez de mão de obra, maior produtividade, sustentabilidade e menor impacto ambiental. “A atuação regional possibilita o planejamento de ações mais efetivas e específicas, com vistas a contribuir para o desenvolvimento socioeconômico local”, explica.
Em relação aos coordenadores, Íria destaca que “a presença e trabalho desses três profissionais, em suas respectivas áreas, têm sido fundamental para a valorização de nosso setor, de nossos associados e de nossa associação, permitindo aumentar nosso escopo de atuação, ao mesmo tempo, apoiando as ações em curso.” Ela acrescenta ainda a contribuição fundamental dos três coordenadores no que tange os objetivos do Planejamento Estratégico 2023-2027.

Para Cassol, a Abcic tem um sólido histórico de competência técnica, e a entrada dos três novos coordenadores faz parte da estruturação da entidade para ganhar ainda mais escala e também para o futuro da associação. “A engenheira Íria é uma figura emblemática na engenharia nacional e uma liderança técnica dentro do setor, e, mais recentemente, no contexto global, como presidente da International Federation for Structural Concrete (fib)”, ressalta.
Ele lembra que a Abcic é uma entidade madura, com um futuro promissor, em que as pessoas são o centro da estratégia, trabalhando para fortalecer a comunidade da construção industrializada em torno da Abcic. “Dessa forma, os três coordenadores são protagonistas e peças principais desse movimento.”
Segundo Cassol, trata-se de profissionais de envergadura atuantes no mercado e que, ao longo dos anos, têm acompanhado a Abcic em suas ações como associados. “Para se engajar no processo, precisa estar presente, conhecer nossas ações e diretrizes, mas também estar presente no mercado. Por outro lado, é uma forma sustentável de abrir caminho para novos temas e termos outras possibilidades futuras. Nossas demandas crescem a cada dia, e ampliar a estrutura é fundamental."
Nesse sentido, a Abcic, em conjunto com a consultoria espanhola Abaleo, que elaborou as Declarações Ambientais de Produtos Setoriais (DAPs) da Andece (Associação Nacional da Indústria de Pré-Moldados de Concreto da Espanha), está elaborando as DAPs setoriais de cinco famílias de produtos de concreto pré-fabricado em diferentes regiões do país.
“Atualmente, estamos finalizando o inventário ambiental das fases obrigatórias da análise do ciclo de vida dos produtos, com o objetivo de publicar as DAPs setoriais, devidamente auditadas, no segundo semestre de 2026. A segunda etapa do inventário ambiental, ainda mundialmente inédita, que envolve as fases A4 e A5 de transporte e montagem das peças nas obras, deverá ser iniciada em breve”, explica Anne, responsável pela parte executiva dessa iniciativa.
A ferramenta de autodeclaração, que será disponibilizada no site da Abcic futuramente, também está em desenvolvimento. “Esta ferramenta permitirá a avaliação interna dos produtos pelas empresas que se integrem ao programa nas etapas posteriores, possibilitando o amplo conhecimento de seu ciclo de vida e de seus impactos ambientais, auxiliando no planejamento estratégico de produtos e na obtenção de suas DAPs individualizadas”, afirma Anne, diretora da Next Chemical.