ABCIC EM AÇÃO
Premiados
Após a homenagem ao empresário Antonoaldo Trancoso das Neves, a Abcic anunciou as obras vencedoras do 14º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto. Para o Comitê do Júri, esta edição teve como destaque a excelência, a qualidade, a diversidade e a quantidade de obras inscritas, retratando com fidelidade o atual estágio do setor de pré-fabricados de concreto no país, que tem sido beneficiado pelo fato de a industrialização ser vista por líderes e tomadores de decisão como um caminho fundamental para vencer os desafios de mão de obra, produtividade e sustentabilidade.
O professor Paulo Fonseca de Campos, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, ressaltou que essa edição tem como característica principal o nível de excelência das obras. “Os projetos são extremamente originais e aportam novas tecnologias e novas abordagens em relação à construção industrializada. O prêmio mostra o estado da arte do setor, mas, neste ano, com nível de excelência que se destaca até mesmo em relação às outras edições”, afirmou.
Segundo Roberto Bauer, do Instituto Falcão Bauer de Qualidade, esta edição do Prêmio Obra do Ano registrou aumento no número de empresas participantes, o que demonstra sua importância no mercado e contribui para elevar o nível e a qualidade dos projetos. Além da quantidade, outro destaque é a qualidade das obras, que representou um desafio para a avaliação do Comitê do Júri. Porém, Bauer disse que a inclusão da categoria Fachadas foi importante para auxiliar as análises dos membros.
Para o professor Mounir Khalil El Debs, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, o Prêmio Obra do Ano está cada vez melhor, pois há uma evolução contínua nos projetos inscritos, que elevam anualmente o nível de qualidade. Ele afirmou que, nesta edição, a participação de projetos na categoria Infraestrutura, cresceu tanto em quantidade quanto em qualidade. “A premiação está alavancando o setor para fazer o pré-moldado cada vez melhor.”
Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira de Tecnologia e Gestão de Equipamentos (Sobratema), destacou que a qualidade dos projetos inscritos nesta edição foi um dos principais destaques. Ele ressaltou ainda que a diversidade de obras demonstra o potencial do pré-fabricado de concreto para atender a inúmeros segmentos em todo o Brasil. Segundo ele, a premiação reflete a evolução contínua do setor, com projetos cada vez mais complexos do ponto de vista estrutural, que atendem às demandas da arquitetura e superam desafios logísticos e de montagem, impulsionados pelo uso de equipamentos cada vez mais tecnológicos.
Corroborando a avaliação dos demais membros do Comitê do Júri, Paulo Oscar Auler Neto, membro do Conselho Editorial da revista Grandes Construções e vice-presidente da Sobratema, salientou que, a cada ano, a premiação vai ficando mais complexa. “No passado, a pré-fabricação estava restrita a alguns setores, sem apelo arquitetônico e com, no máximo, três pavimentos. Hoje, é possível encontrar edificações de 10 a 15 pavimentos, além de obras inovadoras, como o vencedor da categoria Pequenas Obras, cujo projeto era metálico e foi transformado em pré-fabricado de concreto, assim como o Destaque Sustentabilidade, que, se pensar no futuro, é possível ter uma fábrica para produzir as peças e multiplicar o projeto por todo o país. Ou seja, o sistema construtivo se tornou fantástico, com funcionalidade, engenharia, construção e beleza arquitetônica”, explica.
Modernização do Pacaembu recebeu o Destaque do Júri
Nesta edição, a modernização do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu (São Paulo/SP), recebeu o Destaque do Júri, concedido pelo Comitê do Júri a obras excepcionais por sua magnitude ou complexidade, que se sobressaem independentemente de sua categoria. O projeto arquitetônico da modernização foi assinado por Sol Camacho (Raddar). O projeto estrutural, de autoria dos engenheiros José Martins Laginha Neto (GTP – Grupo Técnico de Projetos), e Vitor Faustino Pereira (Estrutural Engenharia de Estruturas). A Cassol Pré-Fabricados foi responsável pela execução da nova estrutura em concreto pré-fabricado.
“O Prêmio Obra do Ano de Pré-Fabricados de Concreto da Abcic desempenha papel fundamental na promoção da industrialização da construção civil no Brasil. O reconhecimento da boa engenharia, a adoção de padrões de qualidade, a conscientização em sustentabilidade, aliados à inovação e à tecnologia, são marcos do prêmio. Dessa forma, não apenas celebra a excelência no setor, mas também atua como catalisador da transformação da construção civil no Brasil, promovendo a industrialização e estabelecendo um futuro mais eficiente e sustentável para a indústria”, afirmou Tiago Calovi Severo, diretor Comercial da Cassol Pré-Fabricados. “Este reconhecimento não valida apenas o comprometimento e o trabalho de todo nosso time, mas também destaca a inovação e a excelência que buscamos em cada projeto”, acrescentou.
Para o engenheiro Laginha Neto, receber o prêmio é um orgulho, pois a obra buscou preservar a arquitetura do estádio como um todo. “O mais importante desse projeto foi a forte interação entre o pré-fabricador e o projeto, antes mesmo de se ter a empresa escolhida para a construção da obra”, contou.
O Comitê do Júri também concedeu o Destaque do Júri – Sustentabilidade ao Leben House Primeira Linha (Criciúma/SC). O projeto arquitetônico é de Jeferson Aléssio (Jeferson Aléssio Arquitetura). A BPM Pré-Moldados responde pelo projeto estrutural e pelo fornecimento dos elementos pré-fabricados de concreto.
Para Nivaldo Loyola Richter, diretor da BPM Pré-Moldados, o Prêmio reconhece a importância da evolução tecnológica no processo da construção civil. “Nossa obra não é complexa, mas requer muita tecnologia. As obras elaboradas com qualificações mais difíceis de execução são feitas porque há uma evolução tecnológica”, comentou.