ABCIC EM AÇÃO

O vencedor do Destaque do Júri – Sustentabilidade se caracteriza por não gerar resíduos, não utilizar madeira nem ter desperdício, já que as peças são encaixadas e otimizadas ao máximo, além do desenvolvimento de sistemas das partes complementares “pré-engenheiradas”. “Todo desperdício é danoso, seja do ponto de vista ambiental, como do financeiro”, pontuou Richter.
Na categoria Edificações, a obra vencedora foi o Henkel Latam Inspiration Center (Judiaí/SP). O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Athie Wohnrath (A|W), responsável pela construção do empreendimento. O projeto estrutural é do engenheiro Carlos Melo (CMA Engenharia). A estrutura pré-fabricada foi executada pela Leonardi Construção Industrializada, que também recebeu o prêmio na categoria Fachadas Pré-Fabricadas de Concreto, com o Hotel Terroà (Americana/SP). A arquitetura é de Claudia Carvalho (Claudia Carvalho Arquitetura). O projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Marcelo Cuadrado Marin (Leonardi).
Vencedor da categoria Edificações foi Henkel Latam Inspiration CenterO prêmio pelo projeto arquitetônico da Henkel foi recebido por Alexandre Mirandez, da Athie Wohnrath (A|W), que diz ter sido um desafio a obra, por ser a primeira vez que a empresa trabalhou com um sistema híbrido estrutural composto por pré-moldado de concreto e madeira engenheirada. “Tivemos muito sucesso, com as equipes trabalhando muito bem juntas”, afirmou. “A velocidade na obra foi um benefício, pois havia um prazo importante a cumprir. Na área dos laboratórios, conseguimos imprimir velocidade com as características técnicas do local, e na área administrativa, trabalhamos com piso em pré-moldado e madeira engenheirada.”
Para o engenheiro Melo, quando se está no desenvolvimento do projeto e em sua execução, pensar em receber um prêmio é algo muito distante. “Porém, quando a obra está finalizada, é possível imaginar que ela poderia ganhar uma premiação, pois é fantástica, diferente e sustentável, misturando elementos pré-moldados à madeira. Assim, receber o Prêmio é muito bacana por reconhecer todo o trabalho realizado.”
A arquiteta Cláudia, que recebeu a premiação pelo projeto arquitetônico do Hotel Terroà, afirma que ficou muito feliz com o prêmio, que é importantíssimo no setor e confere reconhecimento nacional. “Trabalhar com o pré-fabricado de concreto foi um desafio, pois tivemos que adequar o projeto, que passou de alvenaria convencional para o pré-fabricado”, contou. Entre os benefícios do sistema se destacou, principalmente, os acabamentos diferenciados que deram beleza e leveza ao empreendimento.
Hotel Terroà foi o vencedor na categoria Fachadas Pré-Fabricadas de Concreto“O Prêmio Obra do Ano é um excelente instrumento para promoção e divulgação das principais obras executadas com o sistema construtivo em nosso país, demonstrando ao mercado – investidores, especificadores, arquitetos, construtoras, incorporadoras, universidades, profissionais do setor etc., o imenso potencial do pré-fabricado em concreto, para atender todos os setores da economia e nas mais diversas tipologias de edificações”, enfatizou Wilson de Almeida Claro, diretor Comercial da Leonardi.
A Leonardi ainda recebeu mais duas menções honrosas, na categoria Edificações, com o Dynamic Pinheiros, que possui projeto arquitetônico de Liliana Vergamini Luna de Sá (Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados) e projeto estrutural de José Herbet Faleiros Junior, e na categoria Pequenas Obras, com o COI PPP11, que teve projeto arquitetônico de Mario Biselli (Biselli Katchborian Arquitetos), e projeto estrutural de Carolina Alvares Camillo Raymundo (Moderna Soluções em Projeto).