Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 19 - julho de 2020

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Base tecnológica é fundamental para o desenvolvimento contínuo da cadeia do pré-fabricado

Em todas as áreas, desde os fornecedores de insumos e matérias-primas, passando pelos desenvolvedores de softwares e fabricantes de equipamentos até a indústria, o desenvolvimento tecnológico é fator decisivo para aumento da produtividade, qualidade, maior competitividade e sustentabilidade

Tecnologia da pré-fabricação, aplicação de concretos especiais e  precisão na base asseguram os requisitos específicos no Projeto Sirius.

Uma empresa tradicional e especializada em fornecimento de aditivos desenvolveu para o projeto Sirius um composto superplastificante à base de éter policarboxilato exclusivamente para este projeto. A principal função deste aditivo foi a potente dispersão de todas as partículas em conjunto com a altíssima redução de água, além da promoção de uma ótima trabalhabilidade. O abatimento obtido foi S100, visto o baixíssimo teor de água. Foi também incorporada sílica ativa em suspensão. As primeiras dosagens bem sucedidas resultaram em um concreto altamente coeso em função de seu baixíssimo fator água cimento (A/C 0,15). Identificou-se que o máximo volume de concreto a ser misturado deveria ser de 0,8m3 e que o tempo de mistura necessário para homogeinização dos materiais e ativação dos componentes químicos teria de ser aumentado dos usuais 2 minutos para 8 minutos. Os testes laboratoriais resultaram em resistências à compressão da ordem de 125MPa e MEE da ordem de 55 GPa aos 28 dias.
A forma para moldagem das peças foi o segundo ponto mais crítico do projeto. A solução encontrada foi desenvolver e produzir uma forma metálica exclusiva e especial junto a um tradicional fornecedor de formas metálicas. Dimensionamentos e simulações computacionais, com atenção focada na resistência geral das laterais, sistemas de abertura, conexões e vinculações, resultaram em uma forma robusta e capaz de garantir a repetibilidade de produção das 120 peças.
Também nesse projeto foram utilizadas ferramentas de escaneamento. As dimensões da montagem inicial da forma foram validadas utilizando medições via Laser tracker pontual, haja vista que este equipamento garantia uma precisão pontual de 0,2mm a cada coordenada coletada na superfície avaliada. A forma passou por uma bateria de testes de abertura e fechamento e reverificações via Laser, para assegurar que as repetições de produção não afrouxariam as ligações e dilatariam as dimensões.
Além do UHPC, há também os concretos autocicatrizantes (CAC), cuja principal característica é ter algum material em excesso, chamado de adição mineral suplementar. É essa matéria-prima que preenche a fissura. Para potencializar a autocicatrização, é comum usar aditivos também cristalizantes. Os cristais, em contato com a água, crescem e cicatrizam fissuras de até 0,4mm. Com isso, há o aumento da durabilidade das estruturas combinando alta performance.
O concreto permeável, também conhecido como concreto drenante ou concreto cavernoso, permite a passagem de água, podendo ser utilizado em sistemas de captação de água ou outros sistemas em que seja necessária alta permeabilidade da peça concretada. Já o concreto hidrorrepelente contribui para transformar as estruturas pré-moldadas, dando um acabamento mais liso e um visual e textura diferenciadas. Além disso, permite fazer peças mais esbeltas, sem deformar a estabilidade da estrutura.
A evolução da química do cimento, as novas aplicações do concreto e um mercado dinâmico exigem o desenvolvimento constante de novos aditivos. No caso da indústria de pré-fabricados, isso não é diferente. Até porque o setor é reconhecido como uma indústria que busca excelência. Assim, os aditivos precisam ser adequados às suas especificidades, como o tempo de desforma, acabamento, facilidade de adensamento e controle das propriedades reológicas.   
Por isso, a indústria química tem apostado em tecnologia. Existem aditivos que usam nanotecnologia para acelerar o endurecimento do concreto na fase inicial da sua cura, resultando até na duplicação do desempenho da resistência inicial. Esse tipo de produto tem potencial para redução dos custos totais de produção, diminuindo o ciclo produtivo (concretagem, desforma e movimentação), dispensando o uso da cura a vapor em pré-moldados e garantindo uma melhora significativa da durabilidade, que pode ser prejudicada dependendo do sistema e controle da cura à vapor. 
Ao dispensar o uso do vapor, o impacto ambiental também se torna menor, uma vez que reduz as emissões de  CO2 ao evitar o consumo de combustível dessa operação. Em termos de sustentabilidade, também foram desenvolvidos aditivos que diminuem a quantidade de água utilizada na indústria de pré-fabricados de concretos. Por serem constituídos por moléculas sintéticas elaboradas artificialmente, possuem tamanho de cadeia e formato de acordo com o que é solicitado pelo concreto, como por exemplo, maior plasticidade, maior retenção de plasticidade, maiores resistências nas primeiras idades, baixíssimos conteúdos de cimento, entre outros. Com isso, pode-se chegar a uma redução de mais de 50% do conteúdo de água para o mesmo abatimento. 
O ajuste do tipo de molécula permite adaptar aditivos com propriedades específicas para corresponder aos requisitos de cada concreto. A compreensão da interação cimento-aditivo permite que a evolução dos métodos para a validação, sendo possível estimar o tipo e a dosagem do aditivo para cada aplicação, compatibilidade entre dois aditivos e agregados, o uso de materiais cimentícios suplementares e a produção de concreto com propriedades melhoradas. O desempenho desejado para cada aditivo depende da demanda de mistura, aplicação, transporte, trabalhabilidade e estabilidade da trabalhabilidade ao longo do tempo. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!