INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Em todas as áreas, desde os fornecedores de insumos e matérias-primas, passando pelos desenvolvedores de softwares e fabricantes de equipamentos até a indústria, o desenvolvimento tecnológico é fator decisivo para aumento da produtividade, qualidade, maior competitividade e sustentabilidade
Estaleiro Paraguaçu (BA): pilares e vigas treliçadas produzidas com elevada precisão dimensional possibilitada pelo desenvolvimento de formas especiais e tecnologia do concreto
A Universidade de São Paulo e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) estão criando um ambiente de inovação dedicado a construção digital. Ela inclui uma Plataforma de Construção Digital que vai permitir a impressão em um espaço de 5mx8m com 4m de altura. Estará aberta a todas as iniciativas de pesquisa e startups. O objetivo é acelerar a inovação.
Dentro da área de pré-fabricados de concreto, no segmento de painéis arquitetônicos, existem soluções específicas com peças que garantem o cobrimento mantendo o mínimo de contato com a forma, e, são produzidas em cor mais clara, acompanhando os tons dos elementos de concreto. Há também o desenvolvimento de perfis em formato de ômega, para ser utilizado no isolamento dos cabos protendidos, que é de fácil aplicação em pistas de protensão, eliminando dessa maneira processos artesanais com fitas.
Ainda nesse segmento, dois empreendimentos - JS Administradora de Bens e Devegili Varity – optaram por utilizar painéis com encaixe junta seca. O primeiro envolveu painéis misulados, enquanto o segundo painéis lisos. Esse sistema trabalha de uma maneira em que as placas ficam apoiadas umas nas outras com um encaixe perfeito, sem precisar utilizar o rejunte nas junções das placas. Esse sistema representa praticidade e economia, pois os painéis não necessitam vedação no encontro de um com outro (sentido horizontal), nem de preocupação com manutenção periódica.
A escolha por esse tipo de sistema, segundo a indústria situada em Guaramirim, é que ele reduz a manutenção periódica, Dispensa elementos de vedação na junção das placas, reduzindo o custo final da obra e melhora a qualidade visual, sem um grande espaçamento entre as placas. Para a indústria, trabalhar com essa tecnologia exigiu um maior controle de qualidade internamente, uma vez que os painéis precisam ter um encaixe 100% precisos, no entanto, diminuiu o tempo em obra não sendo necessários os acabamentos de vedação entre os painéis.
Além da indústria de estruturas pré-fabricadas de concreto, os fornecedores também têm investido em transformação digital, como parte da evolução organizacional. Com a prioridade de integrar cada vez mais a cadeia de valor com foco no cliente e modernizar parque fabril, a indústria de aço, por exemplo, tem desenvolvido plantas fabris no conceito de indústria 4.0. Como resultado, obteve ganhos significativos de produtividade e redução de custo na operação. Isso impacta o setor de pré-fabricados de concreto porque é possível flexibilizar a produção de itens especiais e serviços com prazos adequados, como o fornecimento de vergalhões cortados e dobrados.
Vão livre de 25m com Viga I protendida e painéis lisos com encaixe junta seca 10m
No caso da indústria de cimento, há também o uso de automação, em especial nas plantas de fabricação, além do uso de drones. Esse investimento é feito porque uma planta industrial com uma operação eficiente vai produzir um produto melhor, com características mais constantes. Há ainda a aplicação de inteligência artificial (IA) para o desenvolvimento de um modelo preditivo para mensuração de performance do cimento em 28 dias. Para isso, foram inseridos dados sobre resistência, tempo de pega, entre outros, criando equações para fazer as predições. O sistema vai aprendendo e se aperfeiçoando conforme os dados são gerados. Com isso, não é necessário esperar o resultado nos 28 dias, é possível verificar as informações diariamente, se necessário. precisa esperar para ter um resultado. Transparência no relacionamento com o cliente. Isso resulta na diminuição do desperdício de produção na fábrica, garante maior confiabilidade para o produto e aumenta a transparência das informações e do relacionamento com o cliente.