INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
O Comitê do Júri elencou nove obras que enfatizaram a vanguarda do sistema construtivo no país, mostrando todo o potencial da pré-fabricação em concreto para atender requisitos essenciais na construção civil e na infraestrutura, como qualidade, produtividade, eficiência, desempenho, segurança e durabilidade, para vencer o atual desafio de mitigar as mudanças climáticas
O projeto alinha a arquitetura de Antonio Dias Neto, da Lopes Dias Arquitetura, as soluções construtivas adotadas e a cultura do empreendedor no tocante à preservação do meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa (ESG). Com um conceito minimalista e industrial, o projeto arquitetônico propõe uma construção limpa e assumindo os materiais utilizados em sua essência. O projeto estrutural é do engenheiro Fernando Penteado, da Eduardo Penteado Engenharia. A estrutura pré-fabricada de concreto em dois pavimentos e estrutura metálica da cobertura são os principais elementos do empreendimento.
Entre os destaques, João Carlos Leonardi, diretor comercial da Leonardi, cita os grandes vãos livres das lajes e arquitetura ousada da obra que exigiu uma integração com outros sistemas construtivos e utilização de vários tipos de materiais de acabamento num prazo de execução bem apertado. “O resultado foi uma belíssima edificação que transmite modernidade, solidez e está em harmonia com o meio ambiente onde foi edificada. Pelas suas formas ousadas e combinação de diferentes materiais se destaca positivamente e tem um grande apelo estético. Mas também cumpre com a sua função de propiciar bem-estar, segurança e conforto para seus usuários.”
A fachada com painéis pré-fabricados de concreto e revestimentos metálicos se destaca pela volumetria diferenciada em forma curva que abraça o edifício em busca de um design singular e único. O uso de materiais com aspecto minimalista em sua essência permitiu que todo o empreendimento não utilizasse mais do que 10 tipologias de materiais de acabamento.
Foi empregado o BIM nos projetos de arquitetura, estrutura e outras disciplinas envolvidas no empreendimento. Em decorrência disso, houve muita assertividade para a integração dos sistemas construtivos, com consequente redução e cumprimento dos prazos de execução. O trabalho colaborativo, esteve presente durante todo o período de execução da obra e eram realizadas reuniões semanais na presença de todas as disciplinas.
A utilização intensiva de sistemas construtivos industrializados permitiu agregar ao empreendimento os valores de sustentabilidade inerentes a estes, tais como: diminuição de consumo de recursos naturais e de energia, redução de resíduos e desperdícios, simplificação e redução dos custos de manutenção, aumento do ciclo de vida, maior previsibilidade, redução do prazo de execução e redução da quantidade de trabalhadores dentro do canteiro de obra onde se empregou alto índice de mecanização, com consequente diminuição do risco de acidentes.
De acordo com Leonardi, a utilização de estrutura pré-fabricada de concreto viabilizou a execução do empreendimento no prazo exigido pelo investidor e as lajes alveolares de 50 cm de altura propiciaram os vãos livres de 20 metros sem a necessidade de vigas intermediárias para atender os requisitos de projeto, com grande esbeltez. “Acreditamos que a pré-fabricação para este tipo de construção, servindo de base para outros sistemas complementares é o processo que consegue resolver de forma mais otimizada a equação de tempo, custo, qualidade e desempenho”.
Obra do Ano Infraestrutura:
Trincheira Bidirecional do Complexo Viário Tatti Moreno
Localização: Salvador, Bahia
Construtora: Consórcio KPE/Future ATP
Início da obra: Dezembro de 2020
Término da obra: Setembro de 2022
Projeto Estrutural: Murillo Miranda (Murillo Miranda Engenheiros Consultores Associados)
Empresa pré-fabricadora: T&A Pré-Fabricados
Volume de concreto pré-fabricado: 751,59 m³