DE OLHO NO SETOR
Seminário da Abcic reuniu profissionais para mostrar como a pré-fabricação de concreto tem implementado ações em prol da sustentabilidadeEntre os dias 19 e 21 de agosto, a 16ª Concrete Show South America foi marcada por lançamentos de 450 expositores, conexões estratégicas e eventos de conteúdo na Arena Construindo Conhecimento e no Palco Ideias. O maior evento da cadeia construtiva do concreto na América Latina recebeu 26.541 profissionais de construtoras, incorporadoras, concreteiras, áreas de infraestrutura municipais, estaduais e federais, e demais empresas que fazem parte da cadeia construtiva do setor. Este número superou o recorde do ano passado, quando o evento recebeu 23,2 mil profissionais.
“O Concrete Show é estratégico para o desenvolvimento do setor. Ele conecta toda a cadeia produtiva em um só lugar, impulsiona negócios que são fechados ou iniciados durante a feira e promove acesso às principais tendências globais em tecnologia, inovação e sustentabilidade. A cada edição, conseguimos acelerar a adoção de práticas mais eficientes, como a industrialização e a digitalização de processos, e ampliar a competitividade da indústria brasileira tanto no mercado interno quanto no cenário internacional”, disse o head de Portfólio de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets Latam, Fernando D’Ascola.
O evento contou com diversos destaques, como a Casa Pré-Moldada em Concreto, a Praça da Alvenaria Industrializada, que contou com um apartamento modelo construído seguindo os critérios da CDHU, e o espaço Mega Demo, que apresentou a Casa Modelo Pacaembu de 43,85 m² de área construída, projeto que atende a todos os requisitos do programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida). Houve também o lançamento da nova identidade visual do Concrete Show, agora ainda mais integrada ao portfólio global da Informa Markets.
A construção industrializada em concreto também esteve em evidência ao longo do evento. “A pré-fabricação de concreto é hoje um dos principais vetores de transformação da construção civil, pois traz ganhos em produtividade, sustentabilidade e qualidade. No Concrete Show, esse segmento tem protagonismo, seja nos lançamentos de soluções industrializadas, seja nos seminários técnicos que discutem os rumos da construção no Brasil”, afirmou D’Ascola.
Neste contexto, o executivo da Informa Markets avaliou que a Abcic, que apoia o Concrete Show desde a primeira edição, teve uma participação de grande relevância nesta edição, ao promover ações para difundir a importância do setor para a construção civil brasileira, por meio de seu estande institucional e pelo Seminário Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade na Indústria de Pré-Fabricados de Concreto, apresentando o posicionamento do setor nas questões ambientais e como as empresas têm investido em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e na adoção de novas tecnologia para atender as demandas por produtividade e eficiência na construção civil.
Os visitantes do Concrete Show puderam conhecer todas as iniciativas desenvolvidas pela Abcic para o desenvolvimento do sustentável da construção industrializada de concreto no País, em seu estande institucional, que foi ainda o ponto de encontro para associados, indústrias, fornecedores, engenheiros, arquitetos e clientes.