Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 30 - dezembro de 2023

DE OLHO NO SETOR

Congresso Brasileiro do Concreto reforça a sinergia entre a pré-fabricação em concreto e a sustentabilidade

Seminário coordenado pela Abcic mostrou a importância do sistema construtivo para atender a neutralidade de carbono nas próximas décadas, bem como apontou caminhos para serem trilhados pelo setor para alcançar esse objetivo. Outro destaque do Congresso esteve em sua entrada: uma passarela em pré-fabricados de concreto com UHPC.

A obra do primeiro Campus no Brasil da WPP, que concilia um projeto de arquitetura, com sistemas construtivos e estruturais pré-fabricados em concreto, aliados às necessidades de sustentabilidade e de inovações funcionais e estéticas idealizados pelos projetistas e proprietário, foi explanada por Tomazoni. Foram usados pilares em cruz, vigas + T (conversando com a tipologia do Pilar – Arquitetura), lajes alveolares e lajes tipo “PI”, e escadas pré-fabricadas. O painéis de fachada (empenas) foram projetados como função estrutural, de vedação e de acabamento diferenciado. Para atingir os objetivos, inicialmente foram confeccionadas peças em escala reduzida para apreciação da arquitetura, que desejava obter um acabamento texturizado similar entre os painéis (porém não padronizados) e ao mesmo tempo natural. 

Rodrigo Cassol recebe da engenheira Íria Doniak, assessora da presidência e conselheira do Ibracon, o Prêmio Oscar Niemeyer em nome de seu pai, Ademar Cassol

Logo após o painel, Mery Alissan Corrêa, engenheira de Aplicação de Produto da Belgo Arames, proferiu a palestra “Soluções em Aço para Pré-fabricação com Foco na Descarbonização e Produtos de Alto Desempenho”, trazendo as iniciativas do Grupo ArcelorMittal para descarbonização da indústria siderúrgica, como o desenvolvimento de vergalhões com baixa emissão de carbono e de vergalhões de alta resistência, a publicação de DAP e de Declarações de Segurança Química, a criação de cordoalhas de alta resistência e do Belgo Blend, e o Steligence, que traz uma metodologia de análise de ciclo de vida (ACV). 

O engenheiro Ricardo França, titular da França e Associados Projetos Estruturais e professor da Poli-USP, apresentou a utilização de pré-moldados na Torre Sucupira e na Torre Tarumã do Complexo Parque da Cidade e dois outros cases: o Castelo Branco Office Park, obra da Tishmanspyer e Toledo Ferrari, que usou pré-vigas, como fachada produzida pela Stamp, e o São Paulo Corporate Towers, da Viol, usou laje, com EPS incorporado, com resultado e performance muito bons, ao garantir economia de formas e de concreto, rápida execução em canteiro. 

O engenheiro Carlos Melo, coordenador da ABNT NBR 9062, ministrou a palestra de encerramento do Seminário coordenado pela Abcic, trazendo considerações sobre a norma e o projeto das estruturas pré-fabricadas. Dessa forma, por meio de onze exemplos, ele versou sobre comprimento da peça no cálculo, grampo na extremidade da viga, tabela de protensão, cimento ARI, ações e segurança, Avaliação Técnica do Projeto (ATP), mesa colaborante, aparelho de apoio, cálice no bloco, flecha em viga, e consoles. 

 Homenagens

O Prêmio Oscar Niemeyer – Destaque em Projeto da Arquitetura de Concreto foi outorgado, in memoriam, para o arquiteto Ademar Cassol, renomado, principalmente pelo projeto do Beiramar Shopping, entre outros empreendimentos na região da Grande Florianópolis. Fundador da Cassol Pré-Fabricados, ao lado do pai, Ernesto, e do irmão Adroaldo, foi um dos precursores da pré-fabricação em concreto no Brasil e apoiador do setor. 

Concedida pelo IBRACON, a condecoração é conferida aos profissionais que se destacaram pelo uso do material em seus trabalhos – entre outros, já a receberam os arquitetos Paulo Mendes da Rocha em 2008 e Ruy Ohtake, em 2007.

Murilo Cassol recebe homenagem durante o Congresso Brasileiro do Concreto, ao lado de seu filho, Felipe Cassol, do professor Paulo Helene e da engenheira Íria Doniak

Ainda durante o evento, foi realizada uma homenagem aos 60 anos do empresário Murilo Cassol, presidente do Conselho de Administração do Grupo Cassol, por sua contribuição para o desenvolvimento da engenharia do concreto no Brasil. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!