Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 30 - dezembro de 2023

DE OLHO NO SETOR

Congresso Brasileiro do Concreto reforça a sinergia entre a pré-fabricação em concreto e a sustentabilidade

Seminário coordenado pela Abcic mostrou a importância do sistema construtivo para atender a neutralidade de carbono nas próximas décadas, bem como apontou caminhos para serem trilhados pelo setor para alcançar esse objetivo. Outro destaque do Congresso esteve em sua entrada: uma passarela em pré-fabricados de concreto com UHPC.

Para Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, essa homenagem vem reconhecer um grande ator do mercado da construção e da história da pré-fabricação de concreto no país, em seu estado, Santa Catarina, onde tudo começou, o berço do desenvolvimento do Grupo Cassol. Ele destacou ainda o fato de a empresa ser protagonista do setor, de ter fornecido a primeira passarela em UHPC do Brasil, e de poder compartilhar este momento com amigos e personalidades importantes.

Mais atividades do Congresso Brasileiro do Concreto

O UHPC foi tema presente nos seminários, conferências e apresentações de artigos técnico-científicos no Congresso, como no Seminário sobre materiais não convencionais para estruturas de concreto e no Seminário de produção de concreto em central. 

O concreto autoadensável e o pavimento de concreto foram temas do Seminário de infraestrutura e do Seminário de novas tecnologias. Este último aconteceu na Feira Brasileira de Construções em Concreto (Feibracon), espaço de exposição das soluções dos 8 patrocinadores e 14 expositores do Congresso, com entrada livre para o público.

No total, o evento contou com 12 seminários, três conferências plenárias, quatro cursos e cinco concursos estudantis. Foram apresentados 145 artigos técnico-científicos em sessões plenárias e 204 artigos apresentados nas sessões pôsteres, e publicados 407 artigos nos Anais do evento. 

Uma novidade foi o Talentos IBRACON, no qual estudantes tiveram contato com especialistas do departamento de pessoas da Votorantim, Gerdau, Saint Gobain e MC Bauchemie e puderam entender melhor sobre a trilha de carreira, programas de estágio/trainee e o seu futuro profissional, nestas grandes empresas. No lançamento do Primeiro Banco de Talentos, 130 alunos se inscreveram, interessados em uma oportunidade de carreira em uma dessas empresas.

O Seminário de gestão de pontes e viadutos, o Seminário sobre reabilitação de estruturas de concreto, o Seminário de incêndio e o Seminário de tecnologia de impermeabilização trouxeram temas e palestrantes para discutir as melhores estratégias e tecnologias para projetar, executar e manter as estruturas de concreto, de modo a contribuir para estender sua vida útil. Do Seminário de gestão de pontes e viadutos participou o secretário municipal de infraestrutura urbana e obras de São Paulo, engenheiro Marcos Monteiro, que apresentou o programa de manutenção de obras de arte especiais do município.

Passarela pré-fabricada de concreto de ultra-alto desempenho

Passarela em pré-fabricado de concreto com UHPC foi destaque na entrada do Congresso Brasileiro do Conreto. Composta por um arco e guarda-corpo, com comprimento de 8,60 metros e 2 metros de largura, a estrutura é única na América Latina. 

Logo na entrada para o saguão do Centro de Convenções, os participantes do Congresso Brasileiro do Concreto 2023 puderam ver e passear por uma passarela pré-fabricada de concreto de ultra-alto desempenho, composta por um arco e guarda-corpo, com comprimento de 8,60 metros e 2 metros de largura, única na América Latina. O projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Diego Schneider e o desenvolvimento do traço UHPC foi suportado pelo professor Roberto Christ, da Unisinos. O desenvolvimento de formas especiais, a execução, transporte e montagem das estruturas foi feito pela Cassol Pré-Fabricados. 

A laje possui espessura de 10 centímetros, as vigas laterais possuem seção de 31 x 10 centímetros e o guarda-corpo espessura de 5 centímetros, consumindo um volume total de concreto de 2,5m³. A passarela foi projetada considerando um concreto com fck 120,0 MPa, resistência a tração de 20,0 MPa e módulo de elasticidade de 40,0GPa.  O traço foi composto por cimento CP V-ARI, cimento sulfoaluminato, sílica ativa, cinza volante, areia de quartzo, aditivo superplastificante e fibra metálica. 

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