Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 25 - maio de 2022

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Construção modular acelera o cronograma das obras e reduz custos

Preparada para superar desafios técnicos, tecnológicos, arquitetônicos, logísticos, estruturais e de montagem, a construção industrializada de concreto no Brasil tem realizado projetos em diferentes áreas de negócios, agregando benefícios de ordem econômica, social e ambiental para construtoras, clientes e usuários dos múltiplos empreendimentos

Desse modo, o objetivo do Residencial Ecoparque é alterar o cenário dos projetos de moradia popular no Brasil, no que diz respeito ao grau de qualidade, velocidade e escala. “Essas premissas só podem ser atingidas através da construção modular 2D e do emprego da industrialização fora do canteiro de obras”, avalia Gomes.

O projeto adotará 50 metros de afastamento entre os edifícios de 15 andares, que ocuparão apenas 3% da área total do terreno. Eles serão construídos em bairros amplos com, no mínimo, 50% de área verde, calçadas amplas, jardins multicoloridos, parques, quadras esportivas, áreas comerciais e de convivência e escolas que vão desde o ensino infantil à formação técnica profissionalizante.

 A preocupação com o meio ambiente está prevista no projeto que pretende realizar a conservação e adensamento da mata nativa, geração de energia solar e captação de água das chuvas, o que resultará ainda em uma redução dos custos de condomínio aos moradores.

O sistema possibilita reduzir o prazo da obra em mais de 50% comparado a uma construção convencional; além de maior controle de processo e materiais empregados

Para obter a produtividade esperada no projeto, será implantada uma unidade industrial moderna e automatizada, com o sistema carrossel, na cidade de Cascavel, no Paraná. A planta atenderá grande parte do estado, mas principalmente a região oeste. No total, serão 45 fábricas no Brasil, com capacidade de produzir elementos equivalentes à construção de 5.000 apartamentos por ano.

Já Sudeste Pré-fabricados conta com uma fábrica tipo carrossel para a fabricação de painéis de vedação e autoportantes. O sistema de produção é 100% automático e gerenciado por software o que faz a empresa ser uma indústria 4.0 no segmento. Nos 13 anos, desde sua inauguração em 2009, foram mais de 500 projetos atendimentos nas áreas industrial, comercial, residencial e logística. “O sistema carrossel nos permite produzir painéis maciços e painéis duplos Sudeste com a tecnologia mais avançada e tecnológica na produção de sistemas pré-fabricados de concreto no mundo”, afirma Ronaldo Franco, diretor da Sudeste

Dentre as obras executadas com o sistema carrossel estão o edifício residencial multifamiliar construído em Santa Barbara D`Oeste, interior de São Paulo, com 8 pavimentos mais pilotis e a ampliação do Colégio Moraes, em Americana, também no interior paulista. Os dois projetos utilizaram estruturas unicamente em painéis autoportantes.

O engenheiro Miguel Arbix, diretor da Arbix Construtora, responsável pela ampliação do Colégio Moraes, destaca que o uso do sistema construtivo trouxe redução de custos no projeto. “Obtivemos uma economia de custos na solução desse projeto, pois a forma tradicional demandaria muitos processos, como subir a alvenaria, realizar os rebocos, emassar as paredes e depois realizar a pintura, montar andaimes e/ou usar balancins, entre outros”, disse. 

A obra foi realizada em um terreno pequeno e em um local restrito, o que dificultava a entrada dos equipamentos e, até mesmo, a realização do projeto. Mas, o pré-fabricado de concreto conseguiu vencer esse desafio e trouxe um benefício extra: a não interferência com a vizinhança. “Ao utilizar paredes duplas, que são prontas, não precisamos realizar processos que poderiam incomodar os vizinhos, além de ter adiantando nosso cronograma”, contou Arbix.

Outro ponto que motivou a escolha pelo sistema construtivo foi vencer grandes vãos, pois o projeto conta com um pátio térreo aberto. Mais um benefício citado por Arbix foi a montagem rápida da estrutura. Para ele, apesar de cada projeto ter sua solução, se existissem outros projetos em que o pré-moldado fosse viável para atender as questões de prazo, tempo e entrega, ele certamente voltaria a utilizar a construção industrializada de concreto. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!