Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 35 - agosto de 2025

DE OLHO NO SETOR

ENIC 100 apresentou as possibilidades do uso do pré-fabricado de concreto em edifícios

A programação do evento da CBIC contemplou ainda outros painéis que trataram da industrialização, reforçando que esse é um dos caminhos que levará a construção civil para novos patamares de produtividade, eficiência, durabilidade, desempenho e sustentabilidade, atendendo as demandas da sociedade

No final do painel, Íria enfatizou a necessidade de se pensar em soluções que atendam às normas técnicas, e que contribuam para um futuro mais sustentável. “A industrialização é uma alternativa com muito potencial de desenvolvimento”.  Ela ainda ressaltou a importância da promoção e fortalecimento das parcerias entre empresas, instituições de ensino e governo. “O futuro da construção civil depende da nossa capacidade de inovar e colaborar. Juntos, podemos transformar desafios em oportunidades”, finalizou.

Integrantes do segundo dia (11/4) da oficina colaborativa da COMAT, realizada durante o ENIC


Oficinas

 A engenheira Íria participou ainda de duas oficinas colaborativas da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), da CBIC, com foco na segunda etapa do Guia de Desenvolvimento e Adoção de Plataformas de Produto na Construção. A iniciativa, realizada nos dias 10 e 11 de abril, durante o ENIC, integra as ações do Projeto Construção 2030.

Além da presidente executiva da Abcic, participaram membros da COMAT e de entidades parceiras, especialistas e professores envolvidos com a industrialização do setor. O objetivo foi discutir e estruturar dois entre os três domínios considerados essenciais para a adoção das Plataformas Abertas de Produto no setor da construção civil. 

O Domínio do Cliente abordou o papel estratégico dos contratantes públicos e privados na indução e aceleração da transformação digital e industrial do setor. Já o Domínio do Projeto debateu caminhos para integrar processos, promover a colaboração entre atores e viabilizar a transição para modelos construtivos mais industrializados e eficientes.

O vice-presidente da CBIC, Dionyzio Klavdianos, salientou que o trabalho colaborativo das oficinas é fundamental para que se elabore um guia de conteúdo relevante e objetivo, representando mais um passo para a criação de plataformas abertas de produto, que contribuirão para a inovação, produtividade e sustentabilidade da construção civil brasileira. 

Industrialização em destaque

A industrialização esteve em destaque ao longo da programação do ENIC, com o tema sendo enfatizado por lideranças setoriais e empresários do setor. No painel voltado ao programa Nova Indústria Brasil (NIB), os participantes ressaltaram industrialização, combinada ao uso de tecnologias como o BIM, é o caminho mais viável e sustentável para que o setor da construção possa cumprir metas econômicas, sociais e ambientais, com ganhos em escala, produtividade e eficiência.

Roberto Sampaio Pedreira, gerente da Unidade de Monitoramento e Avaliação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), disse que a produção industrializada é um dos anseios da construção.  As obras públicas passam a estabelecer a construção industrializada, com modelos construtivos ancorados em novas tecnologias, e conceito ambiental, representando uma modernização para o setor. “Isso chegará no MCMV e em várias obras de infraestrutura. Junto à construção industrializada está a disseminação do BIM. Isso trará mais capacidade de gestão, seria uma transformação digital na construção civil”, afirmou. 

Segundo Yorki Estefan, presidente do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), um dos grandes desafios é a industrialização da construção. Ele defendeu, no painel “Mão de Obra: O desafio da produtividade no Brasil”, a ampliação da modularização como forma de acelerar e modernizar as obras no país. “Capacitar a mão de obra em todos os níveis — do estagiário ao engenheiro, passando pelos profissionais do canteiro — é o caminho para alcançar esse objetivo”, esclareceu.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!