Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 33 - dezembro de 2024

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Estética arquitetônica, inovação e complexidade marcam obras homenageadas pelo Prêmio Obra do Ano 2024

Edificações

Em Edificações, a obra vencedora foi o Arquipeo, que também recebeu o Prêmio Júri Popular. Localizada em São Paulo, a obra, projetada pelo renomado arquiteto Gustavo Utrabo, se diferencia por sua arquitetura arrojada, integração com a natureza e comunidade local, promovendo um ambiente propício à criatividade e colaboração entre agências, clientes e parceiros.

A obra consiste em três edifícios independentes, que foram conectados por escadas metálicas. Com sete andares e lajes que apresentam um pé-direito de 4,20 metros, o projeto arquitetônico foi concebido em concreto pré-fabricado, ressaltando a padronização e a estética do concreto aparente.

“A obra foi pensada pela arquitetura já em pré-fabricado, portanto fiz o projeto estrutural atendendo essas necessidades pensadas pelo arquiteto”, conta o engenheiro Carlos Eduardo Emrich Melo, da Carlos Melo & Associados. “A ideia dos paneis serem para contraventamento da estrutura e não se ter as juntas verticais, comuns entre o pilar e painel, e somente juntas horizontais, foi um grande desafio”, acrescenta. Dessa forma, foi necessário seccionar os pilares, transformando as placas em peças mais horizontalizadas para travar o prédio, ou seja, houve a incorporação da fachada arquitetônica como travamento da edificação. Ele menciona ainda pela elevada altura da obra, foi necessário prevermos três núcleos rígidos em pré-fabricado de concreto e, a partir deles, foram montadas as periferias.

Obra do Ano Edificações: 
Arquipeo

Localização: São Paulo, São Paulo
Área construída: 73.000 m²
Construtora: Rocontec Construções e Incorporações
Início da obra: Outubro de 2021
Término da obra: Março de 2024
Arquiteto: Gustavo Utrabo (Estúdio Gustavo Utrabo)
Projeto Estrutural: Carlos Eduardo Emrich Melo (Carlos Melo e Associados)
Empresa pré-fabricadora: Cassol Pré-Fabricados

O empreendimento teve desafios ainda nas questões de fechamento lateral, a modulação do projeto e a execução de peças altamente especiais em forma e acabamento. Uma das premissas fundamentais das fachadas foi a ausência de juntas verticais, o que exigiu um projeto estrutural ambicioso para as empenas, com dimensões que variam entre 12 e 18 metros. “Essas empenas foram concebidas para se integrar de maneira única à estrutura, criando uma estética harmoniosa e inovadora, com peças que combinam pilares emendados e vigas-painel”, explana Carolina Denig, do Marketing, da Cassol Pré-Fabricados.


O Arquipeo tem como diferencial a busca por sustentabilidade, desde a fundação até os acabamentos. A utilização de elementos pré-fabricados reduziu o impacto ambiental

A integração entre engenheiro estrutural, fábrica e equipe de obra foi fundamental para vencer os desafios da obra. Foi desenvolvido um estudo detalhado para a produção das peças, que respeitou as limitações técnicas e que garantiu que o peso das peças não ultrapassasse 25 toneladas, e um sistema de montagem, que assegurou a conexão eficiente entre as placas, permitindo um transporte e instalação seguros.

O revestimento das empenas precisava refletir o desejo estético do arquiteto. Para que o efeito corrugado da fachada fosse alcançado, Carolina conta que foi desenvolvida uma espessura de sacrifício nas peças, garantindo que as ranhuras e ondas não afetassem a armadura. Para o acabamento, utilizou-se concreto pigmentado com agregados expostos, moldados em formatos criados artesanalmente de concretagem em concretagem, para obter a uniformidade e exclusividade desejadas em cada peça.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!