Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 33 - dezembro de 2024

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Estética arquitetônica, inovação e complexidade marcam obras homenageadas pelo Prêmio Obra do Ano 2024

No caso do transporte das empenas, a Cassol projetou cavaletes e suportes reguláveis que permitissem o manuseio sem contato físico entre os elementos e a superfície dos painéis de concreto. Nesse contexto, as bainhas de montagem das peças foram utilizadas para garantir o travamento adequado durante o transporte.

A modulação inovadora da estrutura do Arquipeo, com dimensões de 11,25 por 11,25 metros, possibilitou economia de espaço e material, atendendo eficientemente às especificações técnicas. “No entanto, essa modulação impactou diretamente os elementos de maior carga, como os jardins, floreiras e grandes revestimentos de acesso, que exigiram o uso de neoprene fretado nos consoles, gerando um desafio adicional devido ao seu maior volume, o que resultou em desnivelamento das peças”, afirmou Carolina. Essa situação demandou ajustes cuidadosos no projeto, que foi desenvolvido e revisado no BIM.

Outro aspecto desafiador foi a escolha de pilares em formato de cruz pelo arquiteto, que levou a Cassol a escolher uma abordagem especializada para a fabricação das formas, o processo de desforma e o tratamento das peças. “A presença de pilares emendados nessa seção inovadora aumentou a complexidade da produção, exigindo maior precisão e atenção ao correto alinhamento e nivelamento das emendas”, detalhou Carolina.

O Arquipeo se destaca ainda pelo compromisso com a sustentabilidade. “O que diferencia esse projeto de outros é a integração profunda com o conceito de industrialização e a busca por sustentabilidade, desde a fundação até os acabamentos. A escolha do concreto aparente, com uma abordagem estética que preserva as "variações" do material, e a utilização de elementos pré-fabricados para reduzir o impacto ambiental e melhorar a eficiência da obra são diferenciais significativos”, enfatiza Carolina.

O empreendimento conta ainda com painéis solares no telhado e por ter mais de 7.000 metros quadrados de jardins, cujo projeto de paisagismo, de autoria de Raul Pereira, incorpora mais de 110 espécies de plantas nativas da Mata Atlântica, celebrando a biodiversidade nacional. Carolina comenta ainda que a inovação na modulação da estrutura (11,25 x 11,25 metros) e o design do pilar em formato de cruz para otimizar o espaço e permitir o pé direito elevado mostram uma abordagem criativa e técnica bastante diferenciada.

A utilização de concreto pré-fabricado ainda trouxe outros benefícios como a redução do tempo de execução, a maior precisão nas dimensões e acabamentos, a economia de recursos, redução de desperdício, otimização do uso de materiais, padronização e menor impacto ambiental. “A flexibilidade do concreto pré-fabricado permitiu soluções arquitetônicas inovadoras, como a fachada sem juntas verticais e o pilar em formato de cruz, que seriam desafiadoras ou mais onerosas de implementar com técnicas tradicionais”, ponderou Carolina.

Menção Honrosa: 
Scala Data Center – TB08

Localização: Barueri, São Paulo
Área construída: 24.162 m²
Construtora: CTC Infra Engenharia
Início da obra: Abril de 2023
Término da obra: Fevereiro de 2024
Arquiteto: Franciele Nogueira Ferreira Rosa (Scala Data Center)
Projeto Estrutural: Cassiano da Silva Zago (CT Engenharia e Consultoria) e Marcelo Cuadrado Marin (Leonardi)
Empresa pré-fabricadora: Leonardi Construção Industrializada

O Prêmio Obra do Ano creditou como menção honrosa o Scala Data Center – TB08, edifício com 64 metros de altura, dividido em 9 pavimentos, além das lajes intermediárias das escadas e de cobertura dos elevadores, totalizando aproximadamente 24.162m² de área construída. Franciele Nogueira Ferreira Rosa, do Scala Data Center, foi a responsável pelo projeto arquitetônico, enquanto Cassiano da Silva Zago, da CT Engenharia e Consultoria, e Marcelo Cuadrado Marin, da Leonardi, pelo projeto estrutural.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!