Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 36 - dezembro de 2025

DE OLHO NO SETOR

Eventos reforçam o papel da pré-fabricação de concreto para a modernização da construção civil

Abcic contou com um estande institucional para receber associados, convidados e engenheiros no ENECE 2025

O Destaque do Júri desta edição ficou com o engenheiro Catão Francisco Ribeiro pelo projeto da Ponte Héroes del Chaco sobre o Rio Paraguai, em Assunção, no Paraguai. O Destaque de Sustentabilidade foi para Francisco Helder do Vale Martins com o projeto do Moinho Recife, na capital pernambucana. Na votação on-line aberta ao público no site do Prêmio, o projeto vencedor foi a Rampa Museu Olímpico RJ, em Petrópolis (RJ), do engenheiro Leonardo Perazzo Barbosa.
Rio Construção Summit 2025 
Após três dias de atividades, a 2ª edição do Rio Construção Summit 2025 chegou ao fim no dia 26 de setembro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. O maior encontro da construção na América Latina reuniu cerca de 10 mil participantes e totalizou 100 horas de debates gratuitos com 270 especialistas.
Durante o evento, lideranças da indústria da construção, representantes do poder público e de instituições do setor destacaram o papel estratégico do setor para o desenvolvimento do país. 
A pré-fabricação de concreto foi destaque no Rio Construção Summit, por meio do painel “Sustentabilidade e Tecnologia nas Edificações pré-fabricadas de concreto: O case Makai”, moderado pelo professor Paulo Eduardo Fonseca de Campos, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).
Alexandre Groeler, CEO do Grupo OAD, e Felipe Cassol, presidente do Conselho Estratégico da Abcic, apresentaram o home resort Makai Beachfront, um projeto inovador do Grupo OAD Incorporações, em construção no bairro Novo Campeche, em Florianópolis (SC). Com 63,9 mil m² de área construída, distribuída em cinco blocos e um total de 406 unidades, o projeto oferece 49 coberturas no ático, 357 apartamentos, entre estúdios e duplex, e 32 unidades comerciais no térreo, integradas a uma praça boulevard e a um street mall. 
De acordo com Cassol, a apresentação do case do Makai abre uma nova perspectiva para o Rio de Janeiro, reforçando o potencial de uso da construção industrializada, pois se trata de uma obra excepcional, a maior no segmento de habitação residencial no país. “Existe ainda uma percepção equivocada de que o pré-fabricado não gera valor arquitetônico em edifícios de alto padrão. O Makai é uma resposta a isso, pois é um empreendimento de alto padrão, com grande apelo estético e ganhos de produtividade e velocidade de execução”, comentou. 
O projeto possui um forte compromisso com a sustentabilidade. Além de o canteiro obter a Certificação Compromisso “Lixo Zero”, há inúmeras ações voltadas à preservação da natureza, como a reciclagem integral dos resíduos gerados na obra. Segundo a calculadora ecológica da OAD, 194,07 kg de resíduos orgânicos foram destinados à compostagem e mais de 12 mil bitucas de cigarro foram destinadas à reciclagem.
O empreendimento conta com estruturas pré-fabricadas de concreto fornecidas pela Cassol. “A escolha pelo sistema híbrido — unindo a estrutura industrializada a acabamentos convencionais — demandou uma engenharia que pensasse na montagem desde a prancheta, garantindo que vigas, pilares e painéis chegassem ao canteiro prontos para o encaixe perfeito”, afirmou Cassol. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!