Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 35 - agosto de 2025

PONTO DE VISTA

Forte ligação entre a pesquisa, projeto e produção tem impulsionado a evolução do pré-fabricado de concreto

Poderia contar sobre sua participação na fib? Qual a importância de ser membro ativo de uma entidade global que visa o desenvolvimento técnico e tecnológico do concreto?

A fib  reúne especialistas desse tema oriundos de mais de 100 países. Seu lema, “a bridge between research and practice” (uma ponte entre a pesquisa e a prática), reflete bem o seu modus operandi e a sua força. Isso porque somente com a colaboração integrada entre pesquisa, projeto e produção é possível elaborar documentos verdadeiramente abrangentes e úteis, como os boletins da fib. Dentre eles, destacam-se os “Model Codes” (códigos modelo), que são documentos pré-normativos que influenciaram e continuam a influenciar a redação de diversos códigos e regulamentos nacionais e internacionais, como o Eurocódigo 2.

Participar ativamente da fib é simultaneamente um privilégio e uma oportunidade única. Um bom exemplo é o recém-criado Task Group 6.12, dedicado à construção modular em concreto pré-moldado, que tenho a honra de coordenar. Devido à relevância do tema, conseguimos rapidamente reunir alguns dos maiores especialistas mundiais, provenientes de países tão distintos quanto Alemanha, Austrália, Brasil, Espanha, Itália, Japão, Polônia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça. Além da diversidade geográfica, esses especialistas trazem backgrounds variados — universidades, laboratórios de pesquisa, empresas de projeto e indústria — o que permite um aprofundamento único e abrangente dos assuntos tratados.

Quais são as expectativas para a realização do 7º fib Congress em Lisboa?

Além das comissões e grupos de trabalho da fib, os eventos organizados pela Federação são uma oportunidade única para que especialistas de todo o mundo se reúnam e debatam os avanços mais recentes nos temas mais relevantes do concreto estrutural. Esses temas abrangem desde o material concreto, projeto e análise, técnicas de construção e pré-fabricação, até a avaliação e intervenção em estruturas existentes, bem como códigos, normas, ‘guidelines’ e estudos de casos — projetos e obras emblemáticas como edifícios, pontes, barragens, túneis, estruturas offshore, entre outras.

A fib promove diversos eventos ao longo do ano, sendo o mais importante o fib Symposium. De quatro em quatro anos, tem lugar o mais importante evento: o fib Congress. Para nós, GPBE – Grupo Português do Betão Estrutural e IST – Instituto Superior Técnico (da Universidade de Lisboa), é uma enorme honra e responsabilidade organizar o 7º Congresso da fib em Lisboa, que ocorrerá de 15 a 19 de junho de 2026.

Nosso objetivo é proporcionar cinco dias intensos nos quais delegados de todos os cantos do mundo possam discutir os assuntos mais atuais, sob o tema “Structural Concrete 2050: Towards Carbon Neutrality, AI Design, and Robotic Construction” (Concreto Estrutural 2050: No caminho da neutralidade carbónica, projeto baseado em IA e construção robótica) - ou seja, pensar o futuro do concreto estrutural. Já temos confirmados diversos ´keynote speakers’ de renome internacional, que abordarão temas de grande interesse. Estamos promovendo também a organização de sessões especiais dedicadas a tópicos específicos de extrema relevância. O evento será realizado em um centro de congressos no coração de Lisboa, que oferece todas as comodidades necessárias. Além disso, a proximidade ao IST - a apenas cinco minutos a pé - facilita a participação dos membros das comissões e grupos de trabalho da fib, permitindo a conciliação do congresso com suas reuniões.

O jantar de gala será realizado em um local verdadeiramente inesquecível, e estão previstas três visitas técnicas alternativas: a uma das maiores pontes estaiadas do mundo, a Ponte Vasco da Gama (em Lisboa); a um edifício de alta complexidade em termos de projeto e execução (igualmente em Lisboa); e a uma fábrica de pré-fabricação totalmente automatizada, na região Norte.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!