DE OLHO NO SETOR 3
Em palestra magna, que abriu o terceiro dia dos trabalhos do Congresso, a engenheira Íria Doniak esmiuçou o MC2020 e ações da fib relacionadas à sustentabilidade.
Ainda a industrialização da construção em concreto foi destacada na Palestra Magna, por Íria Doniak, ao abordar considerações importantes em pautas internacionais como o relatório da McKinsey - The next Normal in Construction, o Road Map – GCCA (Global Cement and Concrete Association) e a declaração da fib para a sustentabilidade.
No Seminário sobre normalização, o engenheiro Carlos Melo, da Carlos Melo & Associados e coordenador da Comissão de Estudos da ABNT NBR 9062, ministrou uma palestra com foco nas estruturas pré-fabricadas de concreto e as considerações de projeto com base na norma. Iniciou sua apresentação, trazendo informações sobre o início da norma no país, em 1985 até a última revisão, em 2017. Alertou sobre a necessidade de se realizar uma nova revisão, devido as dúvidas que vão aparecendo ao longo do tempo. Em sua palestra, mostrou diversos exemplos de projeto, fazendo também referência a ABNT NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento, que foi revisada em 2023.
Professor Paulo Helene e engenheiro Carlos Melo ministraram palestra no Seminário sobre normalização no Congresso do IBRACON
O Seminário de Sustentabilidade expôs uma vitrine de soluções para mitigar a pegada de carbono no setor da construção, desde a formulação de cimentos com baixo teor de clínquer e uso de areias com quartzo, passando pela otimização topológica, até a contabilização do carbono incorporado em produtos cimentícios e estruturas de concreto por meio de ferramentas como o SIDAC (Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção).
Outras soluções tecnológicas foram apresentadas no Seminário de Temas Controversos, tais como: o CA-70, que mostrou redução de 30% das emissões de CO2 com a desmaterialização da estrutura; aços microcompósitos e polímeros reforçados com fibras (FRP), que não corroem e podem ser usados em concretos com potencial de capturar CO2 da atmosfera. O avanço da normalização do FRP foi apresentado no Seminário “Materiais não Convencionais para Estruturas”.
Além desses seminários, o evento divulgou centenas de pesquisas científicas e tecnológicas sobre o concreto realizadas nas universidades e empresas brasileiras, e lançou seis Práticas Recomendadas, um Boletim Técnico e dois livros.
O Congresso promoveu três concursos estudantis, que engajaram centenas de estudantes dos cursos de engenharia civil, arquitetura e tecnologia; dois cursos de atualização profissional; e a Feira Brasileira da Construção em Concreto (Feibracon), com a participação da T&A.
No evento foi anunciada também a parceria entre o IBRACON, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nós por Elas para a construção da nova sede da Cooperativa dos Artesãos de Barra Nova. “Este projeto simboliza que para além das discussões técnicas, o IBRACON tem uma ação social, ao cuidar do conforto e bem-estar das pessoas”, explicou Timerman, para completar: “O concreto tem coração”.
Julio Timerman, presidente do IBRACON, entrega a Íria o título de Sócia Honorária da entidade
Homenagem e publicações
Durante o 65ª Congresso Brasileiro do Concreto, a engenheira Íria recebeu o título de Sócia Honorária do IBRACON. A homenagem entregue pelo engenheiro Julio Timerman foi conferida à Íria “em reconhecimento por sua extraordinária trajetória profissional, pelo elevado mérito científico e pelas inúmeras contribuições para o desenvolvimento da engenharia civil no Brasil e no mundo”.