Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 6 - dezembro de 2015

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Importância social do pré-fabricado de concreto

A construção de escolas em todo o país com o sistema construtivo evidencia seu papel para alavancar projetos de interesse social. Na construção habitacional, o sucesso é idêntico, com várias obras em andamento


Tecnicamente, os pré-fabricados de concreto se adaptam muito bem à construção de escolas, como confirma o Céu Paraisópolis


Ao longo desse período e com base em toda a assessoria, a FDE já coordenou a construção, em todo o Estado de São Paulo, de cem escolas feitas predominantemente com pré-fabricado de concreto. Segundo a direção da entidade, a pré-fabricação da estrutura objetiva melhorar a eficiência das intervenções no que se refere a prazos e qualidade construtiva. Nesse sentido, adotou-se a pré-fabricação da estrutura dos edifícios nas escolas do Estado de modo a garantir a produção industrializada das unidades educacionais, porém sem impedir as diferentes soluções arquitetônicas necessárias às características de cada terreno.
Segundo avaliação da FDE, a opção pela estrutura pré-fabricada, por si só, já proporciona uma evolução significativa na melhoria da qualidade do produto final, pois a produção das peças em fábrica garante controle tecnológico, maior resistência e plasticidade devido às características do concreto e melhor acabamento em função das fôrmas utilizadas, reduzindo assim problemas de manutenção ao longo do tempo. Chegou-se a conclusão na FDE de que a obra feita com estrutura pré-fabricada de concreto proporciona uma melhor relação custo-benefício. 
Do ponto de vista técnico, a estrutura de concreto pré-fabricado adotada nas escolas paulista é hiperestática, feita por meio da solidarização das peças no local, que consiste em ligar entre si as peças estruturais por armaduras preexistentes nas mesmas e acrescentadas no local, bem como concretagens adicionais que conferem à estrutura acaba continuidade e comportamento estrutural análogo ao das estruturas convencionais. Assim, são menos deformáveis e por isso reduzem, entre outros aspectos, a possibilidade de trincar e outras patologias. De acordo com técnicos da FDE, daí decorrem várias vantagens de economia e confiabilidade do comportamento estrutural da obra. 


Fernando Forte (à esquerda): “Aqui na FGMF, acreditamos que o uso do pré-moldado possa ser um grande facilitador na agilidade da obra e na precisão da construção”


Outro detalhe técnico dos projetos da FDE é que o engastamento entre os pilares e os blocos de fundação é feito por meio do embutimento do pilar em cálice deixado no bloco de fundação. Entre as peças pré-fabricadas da superestrutura, as ligações solidarizadas são feitas por meio de luvas inseridas nos pilares e chapas embutidas nos consolos e vigas, soldadas entre si. Junto a cobertura, o apoio das vigas-calha sobre os pilares é feito sobre aparelhos de neoprene e pinos. As lajes alveolares são apoiadas nas vigas de extremidade e são contínuas nas centrais através da utilização do capeamento estrutural. 


Além de atender as necessidades relativas a prazo de conclusão das obras, o pré-fabricado também reduz custos, como no caso da EMEF de Itapecerica da Serra-SP


Todos os elementos estruturais foram dimensionados para os vãos que foram todos padronizados de acordo com o tamanho das salas de aula, da altura dos módulos. Com isso, segundo o consultor da FDE, Eduardo Millen, fica facilitado o trabalho do fornecedor de pré-fabricado. “Tudo o que o segmento de pré-fabricado quer é padronização de sistemas, pois assim se tem melhor aproveitamento de peças e das formas”, afirma Millen, acrescentando que já prestou consultoria na área de projetos executivos para cerca de 80 escolas construídas no Estado de São Paulo nas quais foram utilizadas estruturas pré-fabricadas de concreto. “E tem dado resultados muito bons. As escolas construídas com pré-fabricados têm atendido as necessidades relativas a prazo de conclusão das obras e também em relação a custos”, comenta o consultor, que faz também para a FDE verificação de projetos de terceiros. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!