Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 11 - agosto de 2017

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Inovação, qualidade e sustentabilidade definem a construção industrializada de concreto no Brasil

Os investimentos realizados pelo setor de estruturas pré-fabricados de concreto têm resultado em uma indústria alinhada com as tendências internacionais em termos de inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável, que beneficia o mercado da const


A inovação em termos dos elementos fabricados aponta cada vez mais para os concretos UHPC. Para a indústria, essa é uma tendência por minimizar custos de transporte e logística, na medida em que as estruturas tornem-se mais leves, e para uma maior precisão, que possibilita maior adequação, em especial a elementos de fachada. "Embora as tolerâncias dos elementos estruturais e painéis já estejam especificadas nas normas técnicas, existem obras que requerem tolerância zero", explana Íria.
Já é possível identificar uso frequente de concretos com resistência à compressão de 80 MPa à 100 MPa, que visam diminuir ou manter seções esbeltas em pilares de edifícios multipavimentos e vigas de longos vãos livres. Em projetos específicos, pode-se citar soluções especiais com uso de concretos concebidos com modernas técnicas de dosagem através de empacotamento dos agregados e aditivos de última geração, resultando em resistências à compressão de 120 MPa e módulo de elasticidade próximo de 60 GPa. “Esses concretos têm por objetivo obter uma deformação desprezível quando a peça é solicitada, seja por vibrações ou tensões de esforços solicitantes", comenta Íria.

 


Formas e resultados e análises de escaneamentos em três dimensões


Outras tecnologias adotadas pela indústria são: concretos autocicatrizantes, cuja ação é acionada quando da abertura de microfissuras. Esse resultado amplia a característica de estanqueidade e impermeabilização de estruturas sob a ação da água, o uso de microconcretos e caldas cimentícias de alta resistência para melhora das ligações e solidarizações, aumentando o desempenho das conexões e a segurança estrutural da obra e os concretos coloridos, através de pigmentação ou uso de agregados naturais especiais, com possibilidade de técnicas de exposição de agregado por lavagem ou polimento, em peças estruturais como pilares e vigas.


Técnicas produtivas
O ambiente produtivo da pré-fabricação têm aplicado ferramentas e técnicas antes só conhecidas em indústrias mais desenvolvidas, como por exemplo, a automotiva e laboratórios de pesquisa avançada. Há cases recentes em fábricas de pré-fabricado de aplicações de tecnologias de escaneamento superficial em três dimensões, com usos de equipamentos como o Laser Tracker, que mede pontos espaciais com precisão de centésimo de milímetro em suas coordenadas, ou com uso de Laser Scanner, que gera superfícies em forma de imagens com precisão de décimo de milímetros, e de fácil visualização de áreas acima das tolerâncias definidas. O uso deste tipo de equipamento visa garantir dimensões, alinhamentos e variações volumétricas, com altíssima precisão e controle. 

 


Uso de carretas in loader para transporte de peças pré-fabricadas


 Pode-se citar também, o uso mais técnico e intensivo de isopor (EPS), usinados superficialmente em fresas CNC que buscam as informações de como a peça deve ficar, em modelos matemáticos ou arquivos gerados a partir de tecnologia BIM (Building Information Modeling), em especial, para superfícies com formas orgânicas e texturas complexas. Esses EPSs podem ainda ser tratados com resinas e outros materiais, de forma a prolongar sua vida útil e reusos.
Todas essas ferramentas e técnicas capacitam a indústria nacional para a confecção de formas metálicas e concretagem de estruturas pré-fabricadas com tolerâncias dimensionais máximas de dois milímetros em qualquer etapa de controle (paralelismo, planicidade, perpendicularidade, entre outros). 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!