ABCIC EM AÇÃO
A quarta edição do Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado foi um verdadeiro sucesso e mostrou a importância da união entre a cadeia de valor para o desenvolvimento sustentável e evolução da construção industrializada de concreto no Brasil.
“Hoje, há muitas pessoas falando de construção modular e outros temas, mas somos nós que precisamos assumir a dianteira desse processo, pois sabemos o que é industrialização. Temos história, legitimidade para influir neste debate, a fim de que cada vez mais o sistema construtivo ganhe espaço para o desenvolvimento da construção civil. Espero que possamos cumprir esse papel”, reiterou.
NETPre – 20 anos
A Abcic promoveu um coquetel em celebração aos 20 anos do Laboratório do NETPre, da UFSCar. Mas, no primeiro dia do 4º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado, o professor Marcelo Ferreira, coordenador do NETpre, falou sobre essa história, lembrando do Convênio de Cooperação Tecnológica UFSCar e ABCIC, em outubro de 2004, assinado pelo então presidente Paulo Cordeiro (in memoriam).
O professor Paulo Campos entrega um exemplar de seu livro "Microconcreto de alto desempeño: la tecnología del MicroCAD aplicada en la construcción del hábitat social" para a equipe do NETPre-UFSCar
Entre as contribuições do Núcleo estão a participação ativa em comissões de estudo de normas técnicas, como a ABNT NBR 9062, a ABNT NBR 14861, a ABNT NBR 16475 e a revisão da norma de aparelhos de apoio, mais de 300 ensaios em lajes alveolares, ensaios para obras nacionais e internacionais, 57 defesas de mestrado e doutorado em concreto pré-moldado, e 16 projetistas de estruturas no setor, sendo três atuando fora do Brasil. O professor Roberto Chust de Carvalho ministrou aulas sobre estruturas pré-fabricadas de concreto para 8520 alunos em diversas cidades, no modelo presencial e virtual.
Na ocasião, o diretor técnico da Abcic, Luis André Tomazoni, anunciou o apoio da Abcic e das empresas associados para a ampliação do laboratório do NETPre, com o objetivo de avançar ainda mais no desenvolvimento de pesquisas em prol da evolução técnica e normativa do setor e das indústrias.
Renato Cordeiro, head da Francal Feiras, mostrou o sucesso da primeira edição do Modern Construction Show, que contou com 40 expositores e recebeu 2600 visitantes de 11 países, apresentando mais de 28 horas de conteúdo, com 65 palestrantes. A próxima edição da feira será promovida de 29 de setembro a 1 de outubro de 2026, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
Pesquisa
O primeiro painel do 4º Encontro Nacional de Pesquisa-Projeto-Produção em Concreto Pré-Moldado trouxe uma atualização sobre as pesquisas realizadas em diversas áreas relacionadas ao projeto estrutural e arquitetônico e aos materiais.
A primeira apresentação foi proferida pelo arquiteto Alexandre Kuroda, Co-founder da Arqgen, que abordou o uso e o impacto da inteligência artificial (IA) na concepção de projetos arquitetônicos, afirmando que a tecnologia já está no dia a dia do setor, e que ela pode ser treinada, por exemplo, para identificar os espaços, ao incluir toneladas de fotos de salas, banheiros e dormitórios para que a ferramenta calcule as probabilidades sobre qual é o espaço indicado na imagem.
Integrantes do Painel Pesquisa com o “keynote” Eduardo Julio, dirigentes da Abcic e o professor Mounir Khalil El Debs
Entretanto, a IA possibilita alcançar outras metas, de acordo com Kuroda, pois ela pode se autocalibrar e se autoatualizar. Um exemplo é o AlphaGo, um sistema de IA que combina redes neurais e algoritmos, criado pela Deepmind Technologies, para jogar Go, que, em 2016, conseguiu vencer o campeão mundial Lee Sedol, ao prever inúmeras jogadas possíveis a todo momento. “Então, pensamos se não seria possível entender a concepção de projeto como variações de jogos, uma vez que há muita tentativa e erro no desenho, com o objetivo de extrair o máximo de cada lugar, ao mesmo tempo atendendo restrições urbanísticas e ambientais”, contou Kuroda.