Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 24 - dezembro de 2021

PRÊMIO DO ANO

Maior premiação da construção industrializada do Brasil marca um ano de conquistas e superação

Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto celebrou dez anos de sucesso, e contou com a homenagem ao engenheiro Aluízio D’Avila e a palestra de Luciano Pires.

Outro ponto citado por ele foi que nada resiste a um passo de cada vez, pequeno, constante e sistemático. A seu ver, é importante olhar para trás e ver o que foi construído em sua vida. Sobre sua viagem, Pires ponderou ainda que o Campo de Base, em si, não tinha nada a dar a ele, além de pedra e gelo, mas o que contou foi o aprendizado em se preparar, em viajar e em retornar. 

Durante a palestra de Pires, a jornalista Mira Graçano, mestre de cerimônias do evento da ABCIC, anunciou os vencedores do 10º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto (Veja matéria com as informações de cada obra na pág. 20). 

Para João Carlos Leonardi, acionista e diretor comercial da Leonardi, que recebeu o Prêmio Obra do Ano na categoria Edificações, com o Dynamic Faria Lima; e a Menção Honrosa na categoria Pequenas Obras, com o MPO EDT Alphaville, a premiação é o reconhecimento do esforço, dedicação e persistência da equipe.

O presidente do Ibracon, Paulo Helene, e Rodrigo Nurnberg, Conselheiro técnico do Prêmio e coordenador do CT-304, prestigiaram o evento

Íria Doniak recebe o engenheiro José Martins Laginha Neto, diretor de engenharia e qualidade da ABECE

“É muito importante que a ABCIC dê visibilidade e demonstre as inúmeras edificações relevantes já realizadas ou que estão acontecendo com o uso de elementos pré-fabricados de concreto. Mesmo para nós, que somos do segmento, algumas vezes ficamos surpresos quando nos depararmos com obras fantásticas em execução e outras são edificadas sem que nem tivéssemos conhecimento. Nossos potencias clientes, certamente, têm ainda mais dificuldade de conhecer essas realizações, seus detalhes construtivos e seus diferenciais. É importante quebrar o paradigma de que as estruturas pré-fabricadas não são boas soluções para edifícios multipavimentos altos ou para construções com grande apelo de arquitetura e/ou estética, mesmo se com formas orgânicas”, explicou Leonardi.

O vencedor da categoria Infraestrutura e do Voto Popular, o projeto Amadeus da LD Celulose, foi um projeto da Cassol Pré-Fabricados. Para Felipe Cassol, CEO da companhia, o Prêmio da ABCIC representa a consolidação do ano no âmbito institucional para os pré-fabricadores. “Entendemos a importância da concretização do posicionamento da ABCIC como influenciadora e catalisadora do processo da industrialização da construção civil. Mais do que ganhar o prêmio, participar do movimento e usar das empresas associadas e finalistas como veículos para divulgação da mensagem da industrialização é o que reforça a importância do movimento juntos aos clientes, entidades de classe, fornecedores e toda a cena da construção”, disse.
Alex Alves, superintendente de Operações da Protendit, que ganhou na categoria Pequenas Obras, com a Escola Carandá Educação, e recebeu Menção Honrosa na categoria Edificações, com o prédio do SICOOB, ponderou que o prêmio homenageia, em primeiro lugar, o cliente que, com coragem e idealismo, decidiu investir no país, transformando um projeto ambicioso em realidade, e, em segundo lugar, é o reconhecimento do trabalho da equipe. 

A patrocinadora do evento Concreteshow foi representada por seu diretor Hermano Pinto, na foto com Íria Doniak e Luciano Pires

“A industrialização da construção no Brasil sempre é um tema desafiador para engenharia nacional, visto que, infelizmente, ainda temos barreiras culturais e financeiras a serem vencidas diariamente. O prêmio demonstra a capacidade das empresas brasileiras em vencer esses desafios, independentemente de sua complexidade, trazendo o que há de mais moderno no Brasil no que tange a engenharia industrializada para a realidade das pessoas. A cada ano, novas e mais complexas obras são apresentadas, demonstrando a evolução do mercado, além de, balizar a capacidade de nossa engenharia nacional em alto nível. As inovações e desenvolvimentos ali aplicados muitas vezes são desconhecidos do grande público e futuros clientes, e a exposição advinda do prêmio dissemina estas aplicações e contribui para o amadurecimento do mercado”, avaliou Alves.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!