DE OLHO NO SETOR 2
Falou ainda sobre obras de canalização e contenção, especialmente, quando os córregos estão em áreas de risco ou dentro de comunidades, onde existe dificuldade logística, com o uso de soluções diferentes em pré-moldado. “Nessa área, é muito complexo fazer o patolamento do guindaste”. Em uma das obras, em função das dimensões da peça, o projetista fez seções menores, que receberam complemento em moldado in-loco. “Já foram concluídos 27 mil metros de canalização”, informou.
Os participantes do Seminário puderam conhecer ainda outras obras como o Autódromo de Interlagos, que recebeu estruturas pré-moldadas de concreto padrão e a Ponte Jurubatuba, a mais antiga em arco, está sendo recuperada e vai receber uma nova ponte para dar fluidez no tráfego. A Prefeitura aguarda o licenciamento ambiental para iniciar as fundações. O projeto prevê cinco vãos em estrutura pré-moldada, com 240 metros de comprimento e 15 metros de largura. O investimento é de R$ 67 milhões com prazo de 18 meses de execução. Já o viaduto Ivan da Costa Rodrigues também contará com vigas pré-moldadas protendidas, que serão executadas no próprio canteiro.
Monteiro ponderou sobre a importância dos funcionários públicos para levar as boas práticas de construção de uma gestão para outra, e sobre como as obras que tem com utilização de pré-moldados acontecem em prazos mais adequados, sem a necessidade de aditivos que atrapalham a execução das obras públicas. “São Paulo retomou obras paradas, rescindindo os contratos e realizando novos, com exigência de bons projetos”, finalizou.
O Seminário da Abcic teve o patrocínio da ArcelorMittal, Belgo Arames, Cassol e Leonardi.
Empresas participantes
O Modern Contruction Show contou com a presença de diversos associados da Abcic como expositores, incluindo a Cassol Pré-Fabricados, Grupo Alves & Moraes, Leonardi, Plannix, Pré-Vale, Trimble e WCH.
Carlos Costa, diretor Técnico e de Vendas da Trimble, comentou que “ficamos satisfeitos com nossa participação no Modern Construction Show, onde tivemos a oportunidade de destacar o Tekla Structures, uma ferramenta essencial para a engenharia de estruturas. Além de promover a inovação e o desenvolvimento do setor, eventos como esse nos permitem reforçar nosso compromisso em facilitar a adoção de novas tecnologias. Estamos entusiasmados com essa jornada de transformação e prontos para seguir contribuindo com soluções inovadoras para o setor."
Para Tiago Calovi Severo, diretor Comercial da Cassol Pré-Fabricados, “nossa participação no Modern Construction Show foi muito bacana. Tivemos a oportunidade de receber nossos clientes e mostrar um pouco do que a Cassol vem fazendo nos últimos anos. Os três dias da feira e os seminários e painéis, em especial o da Abcic, mostram a importância da construção industrializada bem como os desafios que temos pela frente. O evento foi um marco para nosso segmento, e participar do MCS é estar conectado com a realidade da construção civil nacional.”
Na avaliação de Eduardo Fioretti, diretor de marketing do Grupo Alves & Moraes, o evento superou as expectativas, tendo como destaque a qualificação dos visitantes, que eram especializados e segmentados. “As palestras foram muito interessantes, convidamos distintas equipes da nossa organização e todos elogiaram muito o conteúdo que se refletiu em aprendizado e sinergia. O nível das empresas participantes trouxe muita informação relevante sobre o mercado, novidades e tendências. Em termos de negócios foi além de nossas expectativas. Sem dúvida participaremos na próxima edição.”
No estande da Pré-vale os visitantes conheceram algumas tecnologias inovadoras na gestão e produção dos seus produtos, tais como o software Integra, que faz com que as peças sejam rastreadas do projeto à montagem da estrutura, assim como peças desenvolvidas pela empresa para serem mais eficientes e alinhadas às premissas da sustentabilidade. Para os diretores da empresa, Anestine Amanda Jaeger e Gilmar Jaeger, o conteúdo altamente qualificado nas pautas comuns da industrialização e da pré-fabricação em concreto atraíram um publico diferenciado e que interessa ao setor. “A participação foi altamente produtiva, tanto em expor as soluções da empresa como agregar mais conhecimento para a equipe.”