GIRO RÁPIDO
O Sindicato da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP) promoveu, no dia 28 de agosto, o 26º Seminário Tecnologia de Estruturas e Fundações, reunindo engenheiros, diretores, gerentes de obras, arquitetos, incorporadores, investidores, projetistas, administradores, servidores públicos, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema. A Abcic é entidade apoiadora do evento.
“As inovações e soluções trazidas pelo evento, baseadas em experiências das construtoras, permitem aos participantes atualizar-se com as melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado”, afirmou Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP.
Na primeira parte do evento foram abordados a qualidade de fundações, tendências em estacas escavadas, inovações em armaduras e o maior bloco de fundação da América Latina. A segunda parte apresentou temas como concreto com baixa permeabilidade, estruturas de retrofit a oito mãos, o sistema ONADEK, fôrmas e escudos de proteção, concretos especiais e o retrofit no Transamérica Hotel.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) promoveu uma reunião com conjunta com as instituições da construção civil no dia 28 de outubro. A Abcic foi representada pelo arquiteto Fernando Canova, coordenador de Projetos Especiais- Desenvolvimento.
O encontro contou também com as presenças de representantes de outras entidades, como a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira da Construção Leve e Sustentável (ABCLS), entre outras.
Conduzida pelos arquitetos Soriedem Rodrigues e Rafael Ambrósio, coordenador da Comissão de Relações Institucionais, a reunião teve como pauta a campanha de apoio aos arquitetos para especificação e conformidade técnica em projetos e a participação do CAU-SP na COP 30. Ainda foi apresentada uma minuta para formalização de parceria entre CAU e demais entidades.
No dia 6 de novembro, a Associação Brasileira da Protensão (ABP) realizou o ABP Summit. “No decorrer das palestras ministradas, a pré-fabricação ganhou destaque na apresentação do engenheiro Enio Barbosa, que falou sobre os desafios de projeto protendido para a edificação W Torre no empreendimento Complexo Alto das Nações, que conta com a parte comercial em pré-fabricado e que recebeu o Prêmio Obra do Ano, em 2017”, afirma Ligia Doniak, coordenadora de Projetos Especiais da Abcic na área de tecnologia.
Outra palestra que trouxe destaque para o setor foi a do professor Angelo Rubens Magliore Junior, que tratou sobre os “Avanços na Pré-Fabricação de Passarelas Protendidas”. “Ele relatou diferentes elementos pré-fabricados que podem compor as passarelas, além de dar ênfase na solução utilizando lajes alveolares. Durante os debates, destacou o papel que a Abcic tem no desenvolvimento do setor”, comenta Ligia. A palestra do engenheiro Evandro Porto sobre “Soluções Atuais em Torres Eólicas Pré-moldadas e Protendidas”, também destacou a pré-fabricação.
A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic e presidente da International Federation for Structural Concrete (fib) participou do Senior Webinar da Alconpat Interntional, no dia 3 de dezembro, com o objetivo de falar sobre o fib Model Code e sua aplicação a análise do ciclo de vida das estruturas de concreto.
Nesta sessão, Íria mostrou como o fib MC 2020 redefine os critérios de projeto, avaliação, durabilidade e gestão de estruturas de concreto ao longo de sua vida útil, integrando uma abordagem moderna baseada em desempenho, sustentabilidade e eficiência.
“A sustentabilidade é um requisito fundamental para estruturas de concreto. A avaliação do ciclo de vida deve considerar os impactos sociais, econômicos e ambientais, estimulando a durabilidade, a resiliência e a adaptabilidade das construções, visando estender a vida útil da estrutura e minimizar a necessidade de demolição e reconstrução”, afirma Íria.