Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 36 - dezembro de 2025

GIRO RÁPIDO

GIRO RÁPIDO

Anapre e Abcic fortalecem suas relações institucionais

Abcic recebeu a Anapre para uma reunião institucional para fortalecer relacionamento e ações conjuntas

No dia 10 de novembro, a Abcic e a Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho (Anapre) promoveram uma importante reunião para fortalecer suas relações institucionais. 
A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, recebeu, na sede da entidade, os engenheiros Levon Hagop Havoghimian e David Lopes Abreu, conselheiro e vice-presidente da Anapre, no biênio 2024-2025, respectivamente. 
A Anapre reúne e representa o setor de pisos industriais em concreto e em revestimentos de alto desempenho (RAD) e conta com associados em todo o país. A entidade atua de forma participativa e compromissada, com a qualidade e com a permanente atualização tecnológica, desenvolven do ações que promovam o crescimento sustentado de seu setor.
O engenheiro Roberto Bauer, que tem apoiado fortemente o desenvolvimento sustentável das entidades da construção civil no Brasil, também participou do encontro.
 

Workshop trata do uso do CA70 em estruturas de concreto

A Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), em parceria com a Cátedra USP Construindo o Amanhã, realizou, no dia 26 de setembro de 2025, o Workshop Avanços do CA-70 em Estruturas de Concreto, tratando de temas como sustentabilidade, ensaios de fadiga, softwares de cálculo estrutural, ensaios de alta temperatura, avaliação de flexão e recomendação técnica.
“O workshop abordou a aplicação do aço CA70 em estruturas de concreto armado a partir das Práticas Recomendadas da ABECE e ensaios realizados na USP, destacando fundamentos técnicos, critérios de projeto e diretrizes executivas para o uso seguro e eficiente desse material de alta resistência. Foram apresentadas as propriedades mecânicas do CA70, enfatizando seu alto limite de escoamento, potencial de redução de consumo de aço, melhoria da eficiência estrutural e impacto direto na otimização de seções, especialmente em elementos de maior solicitação. E incluindo também estudos de sustentabilidade visando a economia de material que p uso do CA70 pode trazer”, destaca Ligia Doniak, coordenadora de Projetos Especiais da Abcic na área de tecnologia. 

Ministro Jader Filho (Cidades) destaca importância da industrialização durante o Incorpora 2025

A 8ª edição do Incorpora, promovido pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), no dia 9 de outubro, no Teatro B32, em São Paulo, reuniu autoridades e executivos do setor para discutir os desafios e as oportunidades para o futuro da incorporação imobiliária. O evento contou com a presença de mais de 600 pessoas, incluindo o arquiteto Fernando Canova, coordenador de Projetos Especiais da Abcic.
Na abertura, Luiz França, presidente da ABRAINC, ressaltou que os indicadores comprovam o impacto da incorporação imobiliária na formação de capital, nos investimentos e no desenvolvimento urbano. “O futuro nos desafia, mas estamos preparados para liderar esse caminho com equilíbrio, diálogo e visão de longo prazo. Seguiremos avançando com inovação e responsabilidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e para a construção de cidades mais inclusivas e resilientes”, afirmou.
O Ministro das Cidades, Jader Filho, assegurou aos incorporadores a disponibilidade de recursos para habitação, e afirmou que a meta inicial do governo de 2 milhões de moradias em quatro anos será superada já em 2025, devendo alcançar 3 milhões de moradias em 2026. Ao final de sua apresentação, comentou sobre a instituição do grupo de trabalho no âmbito da Secretaria Nacional da Habitação para fortalecer a política habitacional, que inclui a industrialização como uma das ações prioritárias para fomentar a construção habitacional no Brasil
Segundo Canova, a industrialização também foi citada pelo presidente do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), Yorki Estefan, durante o painel “O setor Imobiliário e os desafios da Regulamentação Tributária”, quando ele avaliou que para se ter industrialização, será necessário alterar alguns regramentos municipais, como, por exemplo, para a utilização de gruas, e que a reforma tributária impactará os sistemas construtivos industrializados.
O evento contou ainda com um debate sobre o cenário macroeconômico e a agenda do Governo Federal, conduzido por Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, que antecipou que o governo anunciará um novo modelo para o crédito imobiliário.
Também participaram do painel: Luiz França (Abrainc); Ely Wertheim, presidente executivo do Secovi-SP; Lucas Freitas, head de Ofertas do Segmento de Construção da TOTVS; e Wanessa Pinheiro, sócia de Tributos Indiretos da Grant Thornton.
Com Abrainc

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!