Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 27 - dezembro de 2022

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Obras em diversos segmentos comprovam a versatilidade e adaptabilidade do pré-fabricado de concreto

Projetos de pequeno porte, em edificações e na área de infraestrutura mostram como o sistema construtivo atende requisitos de qualidade, produtividade, eficiência, segurança e durabilidade. Outro ponto fundamental é contribuir para a redução da pegada DE CARBONO das obras, uma vez que a pré-fabricação de concreto está pautada no menor consumo de materiais, de recursos naturais e de energia

“Um destaque dessa obra foi justamente o planejamento integrado entre a logística necessária no canteiro e o planejamento de produção em fábrica com toda a tipologia de formas necessárias e com a precisão de não faltarem peças no instante necessário”, disse Previato, que acrescentou que o pré-fabricado de concreto trouxe benefícios como exiguidade de espaço no canteiro, controle de todos os insumos aplicados em fábrica, qualidade da estrutura, prumo das fachadas e liberação de 100% das tarefas subsequentes a cada 10 dias.

Ele observou ainda que a solução de engenharia para esta obra que fugiu em sua técnica de outras obras que hoje são mais comuns em pré-fabricados como shoppings centers. Pela complexidade da obra, foram necessárias a construção de um protótipo e realização de ensaios atualizados de túnel de vento para validação das cargas, levando em consideração o impacto da construção das torres vizinhas.


O projeto tinha como desafios o prazo de execução de 26 meses para obtenção do “Habite-se” e mais 2 meses para comissionamento; e elaboração dos projetos simultaneamente com o andamento da obra. Para atender o prazo, além do sistema estrutural em pré-fabricado, houve a eliminação do cimbramento e escoramento da estrutura e alteração de cotas da fundação rasa para minimizar escavação. 

Menção Honrosa:  Torres Corporativas – Parque da Cidade
Localização: São Paulo, São Paulo
Área construída: 242.000 m²
Construtora: Matec Engenharia
Início da obra: 2019
Término da obra: 2021
Arquitetos: Luiz Felipe Aflalo Herman (Aflalo & Gasperini Arquietos)
Projeto Estrutural: Francisco Paulo Graziano (Pasqua & Graziano)
Empresa pré-fabricadora: CPI Engenharia

 

Infraestrutura

Na categoria Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi para a OAE’s (Obras de Arte Especiais) da duplicação da Rodovia SP-270, Raposo Tavares, do km 86+900 ao 89+700, em Sorocaba (SP). A obra é composta por quatro OAE’s dos km’s 87+300 (538,00 m²), 88+800 (342,00 m²), 89+100 (1.334,00 m²) e 89+300 (437,00 m²), além de dois muros de contenção, dispositivos de segurança e sinalização vertical, com uso de fundações e superestruturas em elementos estruturais pré-moldados, sobre via urbana e linha férrea.

A inauguração da obra pela Concessionária de Rodovias CCR ViaOeste ocorreu em junho de 2022, resultando em melhoria para o usuário da rodovia, a liberação do tráfego da cidade de Sorocaba e melhor escoamento das matérias primas e produtos da região.

Na avaliação de André Vendramini de Moraes, diretor de Obras da Tranenge Construções, os desafios em obras de grande complexidade são diversos e, neste caso, destacam-se a redução de prazo, mitigação dos aspectos ambientais, redução do impacto com a ferrovia e com a rodovia Raposo Tavares SP-270, além da viabilização de custos para o cliente final, face à volatilidade no mercado de aço durante o período da pandemia.

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