Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 23 - setembro de 2021

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Obras premiadas retratam o estado da arte da industrialização em concreto no país

Nesta matéria especial, a Revista Industrializar em Concreto destaca as características dos projetos homenageados em todas as edições do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, ressaltando como a ousadia, a inovação, a beleza, a qualidade, a segurança, a sustentabilidade e a produtividade estão sempre contempladas nas obras realizadas pelo setor

RioMar Shopping é uma obra emblemática por agregar inovações tecnológicas importantes em termos de conceitos estruturais

Por fim, o conjunto habitacional Ville San Marino, em Sete Lagoas (MG), estabelece novos parâmetros para a certificação “Selo Casa Azul”, da Caixa Econômica Federal, nos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida. Projeto da Precon Engenharia, com arquitetura de Juliana Flavia Ferreira Alves, do escritório Arquitetos Consultores Associados, se destaca pelo aumento da produtividade, pela inclusão social, pela redução da geração de resíduos. O prédio é estruturado com vigas e pilares, deixando as paredes apenas com função de vedação, podendo ser alteradas ou retiradas, permitindo flexibilidade ao cliente final e segurança da estrutura.

Empreendimentos vencedores em 2013
Em 2013, o Prêmio foi conferido ao RioMar Shopping, situado no município de Recife, em Pernambuco. O empreendimento é o maior shopping center na Região Nordeste, com 295 mil m² de área construída. A obra foi contratada pelo Grupo JCPM e contou com o projeto arquitetônico de André Sá e Francisco Mota, e com projeto estrutural de Sérgio Osório e Alessandra Silveira. A T&A Pré-Fabricados foi responsável pelo fornecimento da estrutura de pré-fabricados.
A obra emblemática agregou inovações tecnológicas importantes em termos de conceitos estruturais. Foram empregados 21.500 m³ de concreto pré-fabricado, distribuídos em 3.480 vigas, algumas delas chegando a 20 metros de comprimento, além de 12.800 lajes alveolares, e 1.117 pilares de até 35 metros de altura. A estrutura foi erguida em tempo recorde: 14 meses. Para conseguir atender essa demanda, que correspondeu a 50% da produção total da fábrica da T&A, em Igarassu (PE), a empresa teve que dobrar a produção mensal de lajes alveolares e adquirir uma nova central de concreto.
O empreendimento, que foi o primeiro shopping do Brasil a receber, nas fases de concepção e projeto, a Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental), concedida pela Fundação Vanzolini, contou ainda com técnicas raras para atender o projeto de alinhar inovação e sustentabilidade, como, por exemplo, a colocação de vigas em balanço em alguns trechos, o que representou desafio para a pré-fabricadora por conta da geometria. Essas vigas têm balanço de 4 a 4,5 metros, que em algumas partes emendam-se a pilares de transição nas extremidades.
Além desse projeto, a Abcic conferiu menção honrosa a outros três empreendimentos que se destacaram no uso de estruturas pré-fabricadas de concreto: o Shopping Contagem, em Contagem (MG), o novo datacenter do Itaú-Unibanco em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, e o Hotel Linx International Airport Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro (RJ). 
O Shopping Contagem contou com uma área construída de 115 mil m², realizado pela Construcap CCPS Engenharia e Comércio. A estrutura é constituída por fundação moldada in loco composta por blocos de fundação em concreto armado coroando estacas, com cálice para embutimento dos pilares, superestrutura em elementos pré-fabricados de concreto armado e protendido da Premo: pilares em concreto armado, vigas em concreto armado e protendido, e lajes pré-fabricadas alveolares capeadas. O arquiteto Paulo Buraki foi o responsável pelo projeto arquitetônico. Já os engenheiros Joevilson dos Santos Araújo (Modus Engenharia de Estruturas) e Flávio Isaia responderam pelo projeto estrutural preliminar e pelo projeto executivo, cálculo e detalhamento estrutural, respectivamente. 

Destaque do Júri: Monumento à Copa e Arena Corinthians 

Com área total construída de 65 mil m², o datacenter trata-se de um centro de tecnológica composto, incialmente, por dois galpões térreos (com cobertura em lajes) e um centro-de-controle térreo com mezanino parcial, construído em desnível e que suporta empuxos laterais em alguns trechos. Devido a grande quantidade de instalações, adotou-se como sobrecarga útil na estrutura 750 kg/m².  Os vãos típicos da obra variam bastante de aproximadamente 4,5m (nos corredores técnicos, por exemplo) até 13m (nos “Data Halls”) por questões de layout. O fechamento da obra foi desenvolvido em painéis de fachada maciços de concreto, com pigmentação diversificada acompanhando a paginação proposta pelo projeto arquitetônico de Marcelo Ferraz, do escritório Athié Wohnrath. O projeto estrutural foi do Eng. João Alberto de Abreu Vendramini. Para a obra, a CPI Engenharia forneceu vigas, pilares e lajes, enquanto a Stamp foi a responsável pelos painéis arquitetônicos de concreto colorido.
O Hotel Linx International Airport Antonio Carlos Jobim conta com seis pavimentos, sendo um pavimento térreo, quatro pavimentos tipo e uma cobertura. O prédio foi construído em estrutura pré-fabricada de concreto, entre pilares, vigas e lajes alveolares, fornecidas pela Cassol. Algumas peças foram executadas fora do padrão normal de peças para seguir as exigências da arquitetura, as vigas de fachada foram executadas com uma “aba” para seguir o desenho da fachada e muitos pilares com seções grandes servindo como pilares paredes, ajudando na estabilizada da estrutura e outros na periferia da obra seguindo o desenho da fachada do prédio que foi finalizada com painéis da Stamp. A arquitetura ficou a cargo de Carolina Flach Souza Pinto, do escritório Obino Souza Pinto Arquitetura e Urbanismo. Já o projeto estrutural foi de Charles A. Simon.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!