Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 23 - setembro de 2021

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Obras premiadas retratam o estado da arte da industrialização em concreto no país

Nesta matéria especial, a Revista Industrializar em Concreto destaca as características dos projetos homenageados em todas as edições do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, ressaltando como a ousadia, a inovação, a beleza, a qualidade, a segurança, a sustentabilidade e a produtividade estão sempre contempladas nas obras realizadas pelo setor

Viabilizando projetos arquitetônicos e estruturais ousados
O vencedor do Prêmio de 2014 foi o Tietê Plaza Shopping, empreendimento localizado no bairro de Pirituba, zona Oeste de São Paulo, com área total construída de 130.334 m2. Para sua construção, foram utilizados aproximadamente 25.000 m3 de concreto pré-fabricado, considerando vigas, lajes alveolares, painéis arquitetônicos de fachada estruturais e não estruturais, além de escadas. A obra foi executada pela Racional Engenharia e contou com o projeto arquitetônico de Maria de Fátima Rodrigues Alves, e projeto estrutural de Carlos Eduardo Melo. A Concrebem Pré-Moldados foi a empresa responsável por fornecer as estruturas de pré-fabricados. 
A edificação do Tietê Plaza se caracteriza por uma obra alta, com 34 m de altura em seu corte típico. Os pilares foram emendados. O fechamento da estrutura em painel pré-fabricado. A edificação apresenta uma planta muito grande, e assim foram adotadas duas juntas de dilatação, formando assim três grandes blocos. A dimensão de cada bloco ficou em torno de 110m x 50m. 
A praça de alimentação contou com uma cobertura metálica em forma de disco, muito esbelta, que precisou ser travada pela estrutura pré-fabricada. Esta interface foi bastante complexa, pois foram necessários processamentos em conjunto da metálica com a estrutura de concreto. Os pilares metálicos da fachada são inclinados, cabendo a estrutura pré-fabricada receber os esforços horizontais. Em função da disponibilidade de produção, foi adotado que as vigas seriam pré-fabricadas sem protensão. Foi utilizado o conceito de contra-flecha em forma da viga para combater as deformações. 
A logística foi o maior desafio a ser enfrentado. Foram realizados pilares com 24 m de comprimentos, que foram montados com guindaste. Depois disto, foram posicionadas duas gruas simultâneas que montaram as demais peças. Foi deixado um corredor para a montagem da cobertura metálica, e neste corredor também foram instaladas as vigas de 13 m, colocadas com guindaste.
A Comissão Julgadora ainda conferiu menção honrosa a outros dois empreendimentos que se destacaram no uso de estruturas pré-fabricadas de concreto. O primeiro é o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe (BA), um projeto arquitetônico assinado pelo Consórcio PSG (Planave, Sondotécnica e Genpro), cujo projeto estrutural é de autoria do engenheiro George Maranhão. Trata-se de uma obra cujas estruturas pré-fabricadas foram fornecidas pela T&A Pré-Fabricados, num total de 11.000 m3 de concreto pré-fabricado.
A segunda menção honrosa foi concedida para as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília, cujas estruturas pré-fabricadas foram produzidas pela Cassol Pré-fabricados. O projeto arquitetônico é de autoria de Gerardo Pucciarello e Marcelo Minoliti; e o projeto estrutural foi feito pelo engenheiro Luis Roberto Moritz. A obra, que demandou um volume de 7.318 m3 de concreto, ocupa uma área total de 50.405 m2 e é composta por uma interligação que conecta a obra já existente com o Pier Sul e o Pier Norte. 

Tietê Plaza Shopping teve como maior desafio a A logística, uma vez que foram realizados pilares com 24 m de comprimentos, que foram montados com guindaste

Nesta edição, a Comissão Julgadora optou também por destacar duas obras com grande relevância e importância que utilizaram o sistema pré-fabricado para receber o Prêmio Destaque do Júri: Monumento a Copa, relógio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que realizou a contagem regressiva até a abertura do evento, no dia 12 de junho de 2014, com estrutura de pré-fabricado fornecida pela Leonardi, e a Arena Corinthians, com projeto arquitetônico de autoria do escritório CDC Arquitetos em parceria com DDG Arquitetura, estrutura de pré-fabricado fornecida pela CPI Engenharia, projeto estrutural da EGT Engenharia e Fhecor do Brasil. 
No caso da Arena, a maior parte das peças foi desenvolvida no canteiro de obras. O estádio é o que mais utilizou elementos pré-fabricados, entre os estádios da Copa do Mundo de 2014: 3.100 estacas e estacas-raiz, 594 pilares, 3.274 vigas e 11.682 lajes. As peças pesadas, como pilares, vigas e vigas-jacaré, foram fabricadas no próprio canteiro. Já as arquibancadas e lajes alveolares, por serem mais leves, tiveram produção em uma indústria localizada em Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo. 

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