Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 31 - abril de 2024

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Pré-fabricado de concreto: essencial para a modernização de rodovias e da mobilidade urbana

Solução construtiva sempre é avaliada na etapa de projeto e tem sido cada vez mais empregada em obras de infraestrutura rodoviária e de mobilidade urbana, contribuindo de forma direta para a redução do prazo, de custos, do período de interferência nas operações, de desperdícios e de exposição a riscos de segurança no ambiente da obra

Durante esse processo, houve o cuidado de verificar a capacidade de todas as vigas de rolamento e inspecionar todos os consoles dos pilares, para a segurança do conjunto ter capacidade para receber a carga da ponte rolante. Sérgio Osni, responsável pela Produção das peças, conta que foram desenvolvidos dois conjuntos de formas metálicas para atendimento do cronograma e quatro bases para a produção das peças. Após a concretagem das longarinas, era realizada a pós tensão com 12 dias de cura, para depois serem retiradas da nave e liberadas as bases para nova produção.

A duplicação do Viaduto Camargos, situada em Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi realizada pela necessidade de aumentar a capacidade do acesso rodoviário para o Estádio Arena MRV. A obra tem 15 metros de largura e 66 metros de comprimento sendo o vão central de 41 metros sobre a Via Expressa Juscelino Kubitschek, principal acesso ao estádio. O tabuleiro do viaduto foi executado com 7 vigas tipo “caixão” para cada um dos 3 vãos do viaduto, com altura de 1,80 metros. As estruturas pré-fabricadas de concreto foram fornecidas pela Precon. 

O principal desafio da duplicação foi o transporte especial das vigas de 41 metros de vão e a montagem noturna das vigas e pré-lajes com interdição noturna parcial da avenida, interferências com trânsito local e em período noturno. A montagem foi realizada no feriado de 1º de maio do ano passado se estendendo até o final de semana. O planejamento detalhado de logística e montagem, junto aos responsáveis pelas vias de acesso, escoltas e transporte especiais e desvios de trânsito urbano, foram fundamentais para que a obra fosse realizada, pois os equipamentos de montagem também eram de grande porte.

Passarela no km 75+076 da duplicação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)

Cliente: CCR ViaOeste
Volume de concreto: 200 m³
Tipo de peças: vigas longarinas, pré-lajes e pingadeiras 
Projeto estrutural: Enescil Engenharia de Projetos Ltda
Indústria de Pré-Fabricados: Tranenge Construções
Execução dos lotes 1 a 5 da duplicação iniciada em julho de 2022
Obra da passarela executada em 4 meses

Montagem da estrutura da passarela foi realizada em janeiro, em fase única, após o transporte dos pilares da viga de travessia que foi executado a partir do estudo de viabilidade e planejamento de transporte junto ao cliente.

O maior benefício do sistema construtivo nesta obra foi a rapidez da montagem, que levou três noites, a partir das 17h, com o início da expedição dos elementos pré-fabricados da fábrica da Precon até às 6:00am, horário estabelecido para a montagem, em uma área urbana com trânsito intenso e na qual era necessário o mínimo de intervenções e no menor tempo possível.

Em São Paulo, a Tranenge iniciou, em julho de 2022, os trabalhos nas obras de Duplicação da Rodovia Raposo Tavares, subdivididas entre os Lotes 1 a 5 e compreendidas entre os municípios de São Roque, Mairinque e Alumínio. Ao longo da duplicação, a Tranenge executará 16 OAE’s e 27 contenções, além da sinalização vertical. Vale destacar que dentre as 16 OAE’s, 12 serão executadas com projeto alternativo, visando a otimização de prazos e qualidade dos serviços, reduzindo assim substancialmente o impacto ambiental e a exposição de colaboradores na rodovia.

As obras que se processam em rodovias em operação precisam garantir a segurança na própria rodovia e no entorno, por isso os Estados Unidos adotam o pré-fabricado de concreto, conforme relatório publicado pelo setor de pesquisa e tecnologia do Departamento Federal de Administração em Transportes americano (FHWA) intitulado “Evaluation for precast concrete”, que conclui que o fator chave para o uso do sistema é a segurança e eliminação do congestionamento do tráfego, além da possibilidade da reciclagem futura em outros projetos e significativas melhorias nos custos de manutenção. Assim como na execução de pontes, viadutos, praças de pedágio e passarelas, os principais benefícios auferidos envolvem a segurança de trabalhadores e usuários. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!