Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 29 - setembro de 2023

ABCIC EM AÇÃO

Pré-fabricados de concreto dão sua contribuição à sustentabilidade: é o presente construindo o futuro

A Abcic reuniu o setor no Concrete Show, por meio do estande institucional e do Seminário Internacional, que contou com seis palestrantes do Brasil e do exterior. A feira também destacou a industrialização no painel especial sobre a transformação do setor da construção civil, que contou com a participação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic. O IBRACON tratou da sustentabilidade na área do concreto. A solenidade de abertura teve ainda as participações de representantes do Governo de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)

Os debates do seminário foram mediados pela coordenação técnica do seminário: a engenheira Íria Doniak e o diretor técnico da Abcic, Luís André Tomazoni

O palestrante ressaltou que, no âmbito das construtoras, a migração do método tradicional para o modular ou off-site deve ser gradativa. “A evolução deve ser incremental, começando pela racionalização da construção tradicional, seguida da adição de alguns componentes fabricados off site. Em uma terceira etapa, aconselha-se agregar módulos e, a partir daí, focar na construção pré-fabricada em concreto”, detalha.

No cenário atual, de acordo com Oliveira, há empresas que já mudaram o mindset e buscam os máximos benefícios da industrialização, a evolução é exponencial, ou seja, concebem, projetam, fabricam e montam o produto modular e off site. “Nesse caso, tornam-se gerenciadoras e integradoras, uma vez que os módulos já saem prontos de fábrica para montagem na obra”.

Em qualquer um dos casos, o CEO da Aratau alerta sobre a importância de todos os membros da cadeia estarem comprometidos com inovação e tecnologia, desde o empreendedor até o usuário final. 

Cases de sucesso

Ecoparque e Parque da Cidade são dois megaempreendimentos com pré-moldados de concreto apresentados durante o Seminário. Em âmbito residencial, a casa sustentável da AcelorMittal (Veja matéria de capa na pág. 12) também foi destacada no evento.

O projeto Ecoparque Bairros Integrados, localizado em Cascavel (PR), nasceu em 2022, tem início da obra previsto para 2024 e reúne as pessoas, suas moradias e os serviços essenciais de que precisam. No total, são 32 edifícios com 15 pavimentos, que totalizam 3.840 apartamentos. As edificações inovam no sistema construtivo, com a aplicação em grande escala de paredes de concreto pré-fabricado produzidas em sistema carrossel, em indústria que está sendo instalada no local, com equipamentos fornecidos pela alemã Vollert. 

Como explicou Breno Guilherme Nones, coordenador técnico do empreendimento, o Ecoparque “tem por objetivo a transformação social e a qualidade de vida dos moradores, disponibilizando no próprio bairro creches e escolas em tempo integral, inclusive com oportunidades de qualificação e treinamento profissional; unidades de saúde, parques infantis e áreas de convivência; e áreas comerciais e de serviços dentro do bairro”. 

As características do empreendimento com relação aos métodos de construção, respaldados tecnicamente pelas normas brasileiras aplicáveis à pré-fabricação destacando-se a ABNT NBR 16475 – Painéis de Parede de Concreto pré-moldado, e pelas normas internacionais, “será um grande passo para a industrialização da construção civil no País, buscando revolucionar a forma de se construir moradias e diversificar as soluções oferecidas pela indústria de pré-fabricados de concreto”, informou o palestrante.

O Ecoparque Cascavel, resumiu Nones, “é apenas o início de uma longa trajetória, que trará uma série de desafios, como: popularização do método construtivo, tanto entre compradores quanto entre investidores, desenvolvimento de fornecedores nacionais para esta nova indústria (equipamentos, serviços, acessórios de produção, etc.) e desenvolvimento de mão de obra, operacional e de engenharia, uma vez que além de paredes duplas, maciças, pré-lajes, escadas e vigas em pré-fabricados de concreto, serão aplicados elementos complementares como paredes hidráulicas e de fechamento internas em drywall. A capacidade total de produção será de 20 prédios a cada seis meses”.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!