Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 29 - setembro de 2023

ABCIC EM AÇÃO

Pré-fabricados de concreto dão sua contribuição à sustentabilidade: é o presente construindo o futuro

A Abcic reuniu o setor no Concrete Show, por meio do estande institucional e do Seminário Internacional, que contou com seis palestrantes do Brasil e do exterior. A feira também destacou a industrialização no painel especial sobre a transformação do setor da construção civil, que contou com a participação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic. O IBRACON tratou da sustentabilidade na área do concreto. A solenidade de abertura teve ainda as participações de representantes do Governo de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)

A casa é térrea, composta por oito módulos diferentes, que geram 36 painéis. As paredes estruturais são em concreto pré-fabricado, divisórias internas, em drywall, e os perfis metálicos foram conformados a frio. Como uma das metas foi reduzir o uso de aço na obra, a empresa desenvolveu um aço com limite de escoamento de 700 MPa. E mais: todo o cimento utilizado foi produzido com a escória do alto-forno da AcelorMittal (Os detalhes sobre a solução podem ser consultados na matéria da página 12). 

Industrializaçao e baixo carbono

O professor Vanderley John, da Universidade de São Paulo (USP), discorreu sobre as consequências da mudança climática e reforçou que o futuro “depende da mitigação de emissões de GEE e da adaptação do ambiente construído aos efeitos inevitáveis”. Lembrou que as soluções técnicas possíveis dependem da convergência entre pessoas, ambiente e economia e, portanto, não é de fácil equacionamento.

Nesse contexto, a Cátedra Construindo o Amanhã, da Escola Politécnica da USP em parceria com a ArcelorMittal, foca na redução do impacto ambiental e produtividade da construção, na busca de inovações e propostas capazes de transformar a construção civil reduzindo a pegada de carbono, com a academia apoiando a inovação em ensino e pesquisa, afinal, como explica John, “mudar os impactos exige mudar a toda a indústria. É preciso medir quantitativamente os impactos, estabelecer um benchmark de práticas de mercado e desenvolver soluções inovadoras escaláveis e otimizá-las, reduzindo progressivamente os impactos e melhorando a vida das pessoas”.

Nesse cenário, a Cátedra tem uma proposta “criada para resolver o problema. É o Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção (Sidac), uma racionalização da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) focada no apoio à decisão, com ênfase nas prioridades ambientais, utiliza dados primários de alta qualidade, padroniza e torna o processo simples e acessível, fácil de entender para profissionais leigos e consumidores, além de ser 100% digital e contar com um site com base de dados detalhada e indicadores de produtos, que também emite declaração de desempenho ambiental de produto”.

Trata-se, assim de uma plataforma digital de informação com dados de qualidade e interface flexível. Na prática, significa identificar os pontos a serem melhorados, fazer benchmarketing, pensar a arquitetura, ou, como prefere John, “o momento é de pragmatismo com soluções viáveis e escaláveis. A industrialização tem um papel fundamental porque reduz resíduos e perdas de processo, adota conceitos de estruturas leves, favorecendo a desmaterialização, aumenta a circularidade e resíduos e recursos naturais por reutilização de componentes, diminuindo a emissão de carbono. O Sidac fornece Indicadores confiáveis padronizados e acessíveis para acompanhar a jornada e também beneficia as pequenas e médias empresas”.

Estande da Abcic

A Abcic montou um estande institucional durante o Concrete Show, que se transformou em ponto de encontro para associados, fornecedores, clientes, engenheiros projetistas e representantes de entidades setoriais parceiras.

Segundo o arquiteto Paulo Santos, coordenador de Projetos Especiais da Abcic, responsável pelo projeto do estande, o público participante da feira já espera a presença da Abcic e qual a mensagem, os conceitos e o conhecimento que serão levados para o Seminário, e o estande é a extensão de todo esse conteúdo. “Buscamos privilegiar as pessoas, por isso utilizamos paletas de cores voltadas ao concreto, para que os visitantes tivessem destaque. Também a partir disso, foi possível divulgar os conceitos e benefícios ligados à pré-fabricação e enfatizar as obras que têm sido feitas pelos associados em todo o país e as tecnologias utilizadas por eles”, explicou. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!