Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 29 - setembro de 2023

ABCIC EM AÇÃO

Pré-fabricados de concreto dão sua contribuição à sustentabilidade: é o presente construindo o futuro

A Abcic reuniu o setor no Concrete Show, por meio do estande institucional e do Seminário Internacional, que contou com seis palestrantes do Brasil e do exterior. A feira também destacou a industrialização no painel especial sobre a transformação do setor da construção civil, que contou com a participação da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic. O IBRACON tratou da sustentabilidade na área do concreto. A solenidade de abertura teve ainda as participações de representantes do Governo de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)

Abcic confraterniza com convidados, associados e participantes do Seminário Internacional, durante o intervalo

Ainda de acordo com Santos, o espaço promoveu os associados da Abcic nas distintas categorias e privilegiou também o networking, com áreas confortáveis e tranquilas para atendimento ao público da cadeia produtiva do setor, para conversas casuais e para fortalecer relacionamento. “Foi uma área para confraternização para todos, além de um refúgio para nossos associados, fornecedores e clientes”. 

O Concrete Show teve ainda com a participação das empresas associadas: ArcelorMittal, Bianchi Formas, Coplás, Curra Engenharia – ConCure, Gerdau, MC-Bauchemie, Plannix, Progress Group, Schnell do Brasil, TQS, Trejor, Trimble, WCH Weiler. 

Painel especial sobre industrialização

A solenidade de abertura do Concrete Show contou com as participações da secretária executiva do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Juliana Cardoso, da secretária adjunta Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, Adriana Boggio, e do diretor titular do Departamento da Indústria da Construção e Mineração da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Deconcic/Fiesp), Newton Cavalieri. 

“Redução de emissão, sustentabilidade e eficiência são metas para toda a cadeia construtiva e aqui no Concrete Show poderemos conhecer em primeira mão as novas tecnologias que vão viabilizar este desenvolvimento”, disse Cavalieri em seu pronunciamento. A engenheira Íria e o engenheiro Felipe Cassol representaram a Abcic na solenidade. 

Na área de conteúdo, foi promovido um painel especial sobre a transformação no setor de construção civil. Entre os debatedores estavam a engenheira Íria Doniak, Julio Timerman, vice-presidente do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Júlio Montardo, diretor da Associação Nacional Pisos Revestimentos Alto Desempenho (Anapre), Wagner Lopes, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc). A mediação foi do diretor do Núcleo de Energia e Infraestrutura da Informa Markets Latam, Hermano Pinto.

Íria ressaltou o caminho percorrido pela associação desde 2009 para levar conhecimento ao poder público sobre os benefícios da construção industrializada com estruturas pré-fabricadas de concreto. Ela também pontuou as conquistas recentes do segmento, como o lançamento do manual da construção industrializada lançado pela ABDI em 2017 e o programa Construa Brasil, baseado nos eixos de desburocratização, digitalização e a industrialização do setor da construção. O Construa Brasil foi lançado no ano passado e adotado pelo governo atual neste ano. Ela também enfatizou a relevância da industrialização na transversalidade com temas como a entrada de novos materiais e a sustentabilidade, além dos conceitos oriundos da indústria 4.0 aplicáveis ao sistema construtivo.

Abcic recebe em seu estande, convidados, entidades parceiras e visitantes da feira

O vice-presidente do Ibracon salientou que o Brasil sempre foi protagonista na cadeia produtiva de concreto com o desenvolvimento de estruturas que causam perplexidade na comunidade técnica internacional desde os anos 40. “Somos o único país no mundo com uma norma própria sobre o uso de concreto”, destacou. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!