Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 36 - dezembro de 2025

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Prêmio Obra do Ano 2025: uma homenagem à sustentabilidade, ousadia, versatilidade e estética do pré-fabricado de concreto

O edifício, que foi executado com a solução em pré-fabricados, se integra a arquitetura como um todo e complementa os usos culturais e residenciais do complexo, e possui 4.580m² distribuídos em 3 blocos bem demarcados, sendo que dois desses blocos posicionados de forma paralela na região frontal da edificação foram desenvolvidos com dois pavimentos, já o bloco localizado na fachada posterior foi desenvolvido com 4 pavimentos além do piso térreo. Em toda a edificação, exceto na fachada frontal e na região do balanço, foi utilizado painel de fechamento em concreto.
Segundo Wilson de Almeida Claro, da Leonardi Construção Industrializada, o primeiro desafio apresentado no projeto foi solucionar o grande vão frontal de 18,10 m nos dois blocos da fachada frontal, associado a um balanço de 3,80 m, sem interferir no layout e no pé-direito livre. “Havia a necessidade de rever a posição dos pilares inicialmente adotada como referência e esse conjunto de soluções precisava se alinhar para que a solução ótima atendesse a todas as necessidades do projeto”, afirma.

O edifício, que foi executado com a solução em pré-fabricados, se integra a arquitetura como um todo e complementa os usos culturais e residenciais do complexo

A solução para o equilíbrio das vigas, considerando uma sobrecarga de 600 kg/m² sobre as lajes, foi interromper os pilares a cada pavimento para que as vigas transversais pudessem se projetar para a fachada e gerar o equilíbrio proposto. Nas extremidades dessas vigas em balanço foram posicionadas as vigas de fechamento, com um vão segmentado nos pavimentos 1 e 2. Somente na região superior do pavimento 2, onde foi considerada uma viga de coroamento, que foi feita com o comprimento completo de 18,10 m.
Outro desafio importante, segundo Claro, foi a solução arquitetônica desenvolvida para todas as fachadas do empreendimento. “Inicialmente, o arquiteto havia definido que as aberturas das esquadrias seriam verticalizadas. Além disso, havia adotado, inicialmente, que o aspecto da fachada seria com uma paginação de frisos, também verticalizados e desenhados, com uma paginação que apresentava um “ritmo” de repetição. Contudo, com a adoção de painéis de fechamento com 12 cm de espessura nas fachadas, ele criou uma paginação com um pouco mais de liberdade, variando a posição dos frisos e trazendo uma leveza mais interessante à fachada”, conta.

Menção Honrosa:

Edifício COI – PPP11

Localização: São Paulo, São Paulo
Área construída: 4.580,33 m²
Construtora: Canópus Construtora
Início da obra: Abril de 2023
Término da obra: agosto de 2025
Arquiteto:  Mario Biselli (Biselli Katchborian Arquitetos Associados)
Projeto Estrutural: Carolina Alvares Camillo Raymundo (Moderna Soluções em Projeto)
Empresa pré-fabricadora: Leonardi Construção Industrializada
Volume de concreto pré-fabricado: 1158,54 m³



Para o arquiteto Mário Biselli, desenvolvedor do projeto, “a solução adotada garante, ao mesmo tempo, racionalidade construtiva e identidade arquitetônica. A estrutura pré-moldada assegurou agilidade e economia na execução, enquanto os painéis de concreto aparente, com discretas intervenções cromáticas, reforçam o caráter institucional do edifício”, destaca.
A obra se destaca pelo atendimento à arquitetura proposta, especialmente em relação aos grandes vãos livres, balanços e fachadas. “Conseguimos desenvolver uma solução estrutural segura, de baixo custo e que trouxe muita beleza ao empreendimento”, finaliza Claro.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!