INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
O empreendimento residencial foi concebido para otimizar o processo de execução, mostrando o potencial estético, técnico e comercial do sistema de pré-fabricação em concreto em edificações de padrão popular e médioO Comitê do Júri também concedeu o Destaque do Júri – Sustentabilidade ao Leben House Primeira Linha, empreendimento residencial concebido com o propósito de demonstrar o potencial estético, técnico e comercial do sistema de pré-fabricação em concreto em edificações de padrão popular e médio. A adoção do sistema pré-fabricado reduziu o desperdício de materiais, o uso de madeira e de escoramentos, e a geração de entulho em mais de 70%. O controle fabril garantiu a rastreabilidade dos insumos e reduziu o impacto ambiental.
Composto por quatro pavimentos, o edifício conta com paredes de concreto pré-fabricadas autoportantes e lajes alveolares protendidas, configurando um sistema de montagem sequencial, limpo e de alta precisão dimensional. A BPM Pré-Moldados responde pelo projeto estrutural e pelo fornecimento dos elementos pré-fabricados de concreto.

Destaque do Júri Sustentabilidade:
Localização: Criciúma, Santa Catarina
Área construída: 929,04 m²
Construtora: Leben Empreendimentos Imobiliários
Início da obra: Março de 2023
Término da obra: Julho de 2025
Arquiteto: Jeferson Aléssio (Jeferson Aléssio Arquitetura)
Projeto Estrutural: Nivado de Loyola Richter (BPM Pré-Moldados)
Empresa pré-fabricadora: BPM Pré-Moldados
Volume de concreto pré-fabricado: 168 m³
Segundo Nivaldo Loyola Richter, diretor da BPM Pré-Moldados, a solução desenvolvida pela BPM busca otimizar o processo de execução, retirando do canteiro as etapas que não geram valor e podem atrapalhar a execução. “É um processo que otimiza a parte da estrutura de prédio de qualquer magnitude, dentro de certos limites, levando uma obra industrializada ao canteiro e reduzindo a incidência de mão de obra no canteiro, o que é um desafio que tende a crescer no setor”, explana.
O principal desafio foi conciliar desempenho técnico, viabilidade econômica e valor imobiliário, apresentando ao mercado um produto residencial competitivo, de estética agradável e identidade arquitetônica marcante, demonstrando que o pré-fabricado pode atender não apenas ao segmento popular, mas também a padrões mais elevados de design e conforto.
O projeto exigiu um cuidadoso equilíbrio entre modulação estrutural e o projeto arquitetônico de Jeferson Aléssio, do escritório Jeferson Aléssio Arquitetura. A adoção de painéis pré-fabricados com frisos lineares e textura de tijolos aparentes rústicos conferiu ao edifício uma aparência sofisticada, sem comprometer a racionalidade do sistema. “Essa solução inovadora dispensou revestimentos argamassados, reduzindo custos e prazos, ao mesmo tempo em que evidenciou o próprio concreto como elemento estético”, afirma a Richter.
A compatibilização entre arquitetura, estrutura e instalações foi conduzida de forma integrada desde o projeto executivo, garantindo alinhamento dimensional preciso entre componentes e eliminando retrabalhos. O resultado foi uma montagem limpa, segura e altamente produtiva, com impacto mínimo no entorno e excelente controle de qualidade.
A obra foi erguida em seis semanas, evidenciando ganho expressivo de produtividade e o potencial de redução dos prazos de execução de até 50% em comparação ao sistema convencional. A precisão dimensional das peças, aliada ao controle fabril de produção, resultou em um processo de montagem rápido, seguro e sem patologias, reforçando a viabilidade de replicação do sistema em empreendimentos futuros.