INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Edificações
O vencedor na categoria Edificações foi o Henkel Latam Inspiration Center, que abrigará o primeiro Centro Integrado de Inovação e Tecnologia da Henkel na América Latina, com uma variedade de laboratórios de síntese, formulação e aplicação de adesivos para atender a diversos setores da economia.
O projeto foi concebido com base em princípios sólidos de sustentabilidade. O uso misto de estrutura industrializada em concreto pré-fabricado e madeira engenheirada, composta por camadas de madeira certificada de manejo responsável, tem a expectativa de capturar cerca de 500 toneladas de CO₂ da atmosfera. Também foram instalados mais de 400 painéis solares, garantindo energia 100% limpa no complexo, além de práticas de reutilização de água. O empreendimento foi projetado para obter as certificações LEED Gold e WELL Silver.
Obra se caracteriza pelo uso misto de estrutura industrializada em concreto pré-fabricado e madeira engenheirada, composta por camadas de madeira certificada de manejo responsávelO projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Athie Wohnrath (A|W), responsável pela construção do empreendimento. A estrutura pré-fabricada foi executada pela Leonardi e a de madeira, pela Crosslam. O edifício tem altura total de aproximadamente 21,5 m, modulação entre pilares de 12,50 x 10,00 m e sobrecarga sobre as lajes na ordem de 750 kgf/m². Entretanto, a presença de carregamentos excêntricos, balanços, vazios e de um pé-direito duplo no térreo, com aproximadamente 9 m, demandou esforço e engenhosidade da equipe responsável pelo projeto estrutural, liderada pelo engenheiro Carlos Melo, da CMA Engenharia.
De acordo com Wilson de Almeida Claro, diretor comercial da Leonardi Construção Industrializada, o primeiro desafio do projeto estava relacionado à presença de grandes balanços no entorno do átrio central do edifício dedicado ao Inspiration Center e ao fato de que, na ponta desses balanços, seriam instalados diversos elementos arquitetônicos e/ou funcionais complementares. “Um desses elementos era uma escada em madeira que deveria ficar totalmente suspensa; ou seja, seu apoio seria feito integralmente na ponta dos balanços da estrutura. Outro elemento bastante desafiador foi um ‘balcão’ em madeira, também instalado na ponta do balanço da estrutura pré-fabricada”, exemplifica.
O segundo desafio, segundo Claro, estava relacionado às interfaces entre os diferentes sistemas construtivos aplicados no edifício. “Além das tratativas técnicas relacionadas às características intrínsecas e naturais de cada sistema (pré-fabricado de concreto, alvenarias, estrutura metálica, madeira engenheirada, concretagens in loco, caixilhos de alumínio e vidro etc.), os níveis de tolerância dimensional de cada um destes sistemas são distintos. Portanto, foram necessárias muitas reuniões entre as equipes técnicas responsáveis por cada disciplina, sob liderança da A|W – Athie Wohnrath, para buscarmos os alinhamentos e entendimentos necessários”, explica.
As tolerâncias dimensionais dos sistemas de fixação da madeira engenheirada, por exemplo, estão na ordem de 2 mm, enquanto as tolerâncias de produção e montagem da estrutura pré-fabricada podem chegar a 20 mm. “Portanto, estudar essas interfaces e definir ações conjuntas para o pleno funcionamento do conjunto foi fundamental para o sucesso da obra”, analisa Claro.

Obra do Ano Edificações:
Localização: Jundiaí, São Paulo
Área construída: 10.156,24 m²
Construtora: Athie Wohnrath
Início da obra: Maio de 2024
Término da obra: Setembro de 2025
Arquiteto: Sergio Athie (Athie Wohnrath)
Projeto Estrutural: Carlos Eduardo Emrich Melo (CMA Engenharia)
Empresa pré-fabricadora: Leonardi Construção Industrializada
Volume de concreto pré-fabricado: 1639,81 m³