INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Claro, avalia ainda que, apesar do grande interesse do cliente final na utilização da estrutura em madeira — por ser um dos maiores fabricantes mundiais de adesivos utilizados na fabricação desse sistema construtivo —, o uso de pré-fabricados em concreto foi fundamental para garantir o atendimento aos grandes vãos e sobrecargas propostos pela arquitetura.
O Prêmio Obra do Ano creditou, como menção honrosa, o Dynamic Pinheiros, empreendimento misto comercial-residencial construído pela Lucio, no qual o edifício comercial, com nove pavimentos, foi desenvolvido com estrutura pré-fabricada, enquanto o embasamento e o edifício residencial foram moldados in loco. A área construída pré-fabricada é de 5.430 m², “distribuída em 6 pavimentos-tipo, um rooftop, além do térreo e mezanino.

As interfaces entre a estrutura pré-fabricada e a estrutura in loco representaram um desafio, especialmente devido às variações geométricas mais acentuadas nas estruturas moldadas no local. Apesar dos projetos executivos terem sido desenvolvidos em conjunto e antes do início da execução da obra, o detalhamento dos elementos pré-fabricados e sua subsequente produção só foram iniciados após a conferência topográfica da estrutura in loco — níveis, alinhamentos e prumo. “Isso foi fundamental, pois identificamos variações de até 60 mm em relação ao projeto e, apesar do trabalho adicional para termos peças mais customizadas, o acabamento final na obra atendeu a todas as expectativas do cliente”, explica Wilson Claro, da Leonardi.
O segundo desafio estava relacionado à condição de apoio da estrutura pré-fabricada sobre o embasamento moldado in loco, demandando grande interlocução entre as equipes de projetistas, especialmente para a adequação da geometria e das cargas dos pilares pré-fabricados à estrutura já prevista para o embasamento, bem como para a definição do sistema de ligação (espera) a ser concretado no nível do térreo. O projeto estrutural do empreendimento é do engenheiro José Herbet Faleiros Júnior, da Leonardi.

Menção Honrosa:
Localização: São Paulo, São Paulo
Área construída: 5.430 m²
Construtora: Lúcio Engenharia
Início da obra: Fevereiro de 2024
Término da obra: Setembro de 2025
Arquiteto: Liliana Vergamini Luna de Sá (Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados)
Projeto Estrutural: José Herbet Faleiros Junior (Leonardi Construção Industrializada)
Empresa pré-fabricadora: Leonardi Construção Industrializada
Volume de concreto pré-fabricado: 1.187,16 m³
O projeto arquitetônico de Liliana Vergamini Luna de Sá, da Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, previa, em três fachadas, varandas em balanço com floreiras ao longo de suas bordas. A borda das varandas deveria servir também para a fixação de brises verticais, com apoio e contraventamento, além da fixação dos guarda-corpos. Nesse sentido, a Leonardi precisou desenvolver peças totalmente customizadas para a obra. Para simplificar a montagem, optou-se pela junção da varanda e da floreira em uma peça única, que se apoia nos braços de concreto.
“Os principais benefícios da utilização de estrutura pré-fabricada em concreto estão relacionados à precisão geométrica, à elevada qualidade da estrutura e à plena previsibilidade de custos e prazos de execução”, destaca Claro.