Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 36 - dezembro de 2025

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Prêmio Obra do Ano 2025: uma homenagem à sustentabilidade, ousadia, versatilidade e estética do pré-fabricado de concreto

Fachadas pré-fabricadas de concreto
Na categoria Fachadas Pré-Fabricadas de Concreto, o vencedor foi o Hotel Terroà, empreendimento localizado em Americana (São Paulo), que possui área total de 15.429 m², 52 m de altura e 13 pavimentos, que abrigarão, entre outros espaços, um grande salão de eventos, teatro, deck com piscina, restaurante no rooftop, estacionamento, além de oito pavimentos dedicados aos 112 apartamentos do empreendimento. O subsolo, que envolve todo o embasamento, será destinado ao estacionamento.

A estrutura do Hotel Terroà é 100% em concreto pré-fabricado, com painéis ocupando uma área de fachada de 4.781,8 m² e consumiram 572,301 m³ de concreto armado. Foram utilizados 310 painéis arquitetônicos de vedação em todo o empreendimento

A estrutura, 100% em concreto pré-fabricado, é composta por pilares, pilares-parede, vigas, escadas, painéis de vedação arquitetônicos, painéis alveolares destinados à contenção e lajes alveolares. Os painéis empregados ocupam uma área de fachada de 4.781,8 m² e consumiram 572,301 m³ de concreto armado. Foram utilizados 310 painéis arquitetônicos de vedação em todo o empreendimento, com dimensões máximas de 9,69 m de comprimento e 4 m de altura. Todos os painéis foram projetados com 12 cm de espessura na seção maciça.
Em função da arquitetura diferenciada de Claudia Carvalho, do escritório Claudia Carvalho Arquitetura, Wilson de Almeida Claro, da Leonardi Construção Industrializada, afirma que houve diversos desafios para projetar, produzir e montar os painéis, entre os quais se destacam: execução de painéis curvos; painéis com segmentos curvo e reto; painéis volumétricos em “U” e com seção variável, compostos na fábrica por meio da junção de três elementos; e painéis com texturas diferenciadas — Granilha Exposta e Imitação de Madeira.
“O maior destaque das fachadas pré-fabricadas do Hotel Terroà está relacionado à grande diversidade de formas e acabamentos dos elementos pré-fabricados, o que demandou muita engenhosidade das equipes de projeto, produção e montagem da Leonardi. Esta obra é um exemplo do potencial da pré-fabricação em concreto para desenvolver e entregar soluções que atendam às mais diversas demandas arquitetônicas do mercado”, afirma Claro. O projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Marcelo Cuadrado Marin, da Leonardi Construção Industrializada.

Obra do Ano Fachadas Pré-Fabricadas de Concreto:

Hotel Terroà

Localização: Americana, São Paulo
Área fachada pré-fabricada: 4.781,80 m²
Construtora: Quali Engenharia
Início da obra: outubro de 2021
Término da obra: Outubro de 2022
Arquiteta: Claudia Carvalho (Claudia Carvalho Arquitetura)
Projeto Estrutural: Marcelo Cuadrado Marin (Leonardi Construção Industrializada)
Empresa pré-fabricadora: Leonardi Construção Industrializada
Volume de concreto pré-fabricado: 572,3 m³


As fachadas de concreto pré-fabricado diferenciam-se das soluções convencionais, pois não necessitam de pintura, apresentam menor gasto com manutenção e, esteticamente, permitem várias possibilidades, como cores (concreto pigmentado, agregados especiais e coloridos), texturas e formatos diferenciados. “A utilização de fachadas pré-fabricadas em concreto neste empreendimento viabilizou, técnica e financeiramente, as demandas apresentadas pela arquitetura, além de trazer beleza, segurança e longa vida útil, com pouquíssima necessidade de manutenção”, avalia Claro.
A montagem da estrutura foi realizada por uma equipe de cinco pessoas. Os equipamentos de montagem foram utilizados conforme o andamento das fases da obra, com guindastes de 220 t, 90 t, 70 t e 30 t de capacidade. O acompanhamento topográfico da montagem é muito importante para garantir o prumo/verticalidade da edificação e a instalação dos painéis de fachada conforme as especificações dos fabricantes de caixilhos, bem como para assegurar que as juntas entre painéis permaneçam dentro das tolerâncias admissíveis.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!