DE OLHO NO SETOR
Evento foi realizado na sequência do XVI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, oferecendo a oportunidade de congregar experiências e conhecimentos, realizar networking e por celebrar a engenharia de projetos no Brasil e no mundo
As estruturas de concreto pré-moldado oferecem uma solução altamente eficiente e adaptável para a construção moderna, aproveitando processos industriais para alcançar precisão e inovação em projeto e execução. “Temos que pensar em toda a cadeia de valor do começo ao fim e adaptar as possibilidades locais e de materiais. Vocês, os projetistas de estruturas, são aqueles que podem fazê-lo”, finalizou Ordõnez.
Concepção para recuperação de fachadas em construções históricas
Harald Muller: "A cooperação entre o cliente, arquiteto, engenheiro e empreiteira é fundamental para o sucesso da reabilitação."
As construções e monumentos tombados sofrem com a ação do tempo, como qualquer outra edificação, exigindo reparos para sua manutenção. Entretanto, por sua importância do ponto de vista histórico e arquitetônico, é possível utilizar o método não agressivo para fazer sua restauração. “As superfícies de concreto sofrem com intemperismo, que pode afetar a segurança das estruturas, o que exige uma intervenção técnica adequada. Mas, quando se trata da fachada, ao utilizar o método tradicional, podemos usar materiais que modificam as características originais daquela construção. Por isso, precisamos mudar o método de reparo, pois temos muito conhecimento técnico e diretrizes para preservar o monumento”, afirmou o engenheiro alemão, Harald Muller, professor Emérito do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT), durante o International fib Symposium on Conceptual Design of Concrete Structural 2025.
Quando se trata do conceito de reparo não agressivo, a investigação sobre a estrutura é necessária para eliminar danos, atingir sua reabilitação e durabilidade, preservando suas características arquitetônicas. “Se há um bom projeto conceitual, é possível reparar sem comprometer a aparência original”, enfatizou Muller, que comentou que esse método possui características como minimizar as intervenções, fazer uma investigação preliminar in loco e em laboratório, ensaiar outras partes da edificação para compreender o processo de deterioração, fabricar o concreto para o reparo e implementá-lo com cautela, garantido sua qualidade e manutenção.
De acordo com Muller, o reparo não agressivo possui diretrizes tecnológicas – propriedades de resistência, de deformação, físicas, durabilidade e trabalhabilidade – e visuais – cor, brilho, trabalhabilidade mecânica, comportamento em relação ao clima e ao tempo. “Por isso, nas investigações preliminares, fazemos uma análise detalhada para compreender o tipo, as causas e a extensão dos danos, igualmente, para as partes não danificadas. Fazemos esboços, tiramos fotos para ter visão geral do edifício, analisamos as resistências à compressão, ao módulo de elasticidade e outros parâmetros da estrutura, a cor dos agregados, proporção de mistura do concreto”, exemplificou.
Para o desenvolvimento do concreto a ser utilizado no reparo, as propriedades mecânicas e a cor dos agregados têm um papel importante e, se necessário, fazer uma seleção mais apurada da cor pelo tipo de cimento e pelo pigmento cromático. É importante também que as características de deformação tanto do concreto antigo como do novo sejam compatíveis e que seja alcançada uma distribuição uniforme das tensões nas seções transversais para que não haja problemas de aderência.
Outro cuidado é buscar certas propriedades, como a baixa retração do concreto de reparo, coeficientes de expansão térmica iguais para o concreto original e o de reparo e módulo de elasticidade igual para o concreto original e o de reparo, considerando também a fluência/relaxação do concreto de reparo. “Precisamos projetar a resistência com muita atenção, pois é fundamental para a aderência entre os dois concretos”, reforçou Muller, que acrescentou a necessidade de fazer muitos testes para encontrar a pigmentação compatível com a da estrutura a ser reparada.