Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 35 - agosto de 2025

DE OLHO NO SETOR

Simpósio da fib reúne mais de 350 profissionais para mostrar a importância do “Conceptual Design”

Evento foi realizado na sequência do XVI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, oferecendo a oportunidade de congregar experiências e conhecimentos, realizar networking e por celebrar a engenharia de projetos no Brasil e no mundo

Junto com o engenheiro Danilo Mota, Graziano trouxe detalhes da Gleba A e Gleba B do Parque da Cidade. A Gleba A, composta por um shopping center, estacionamento, edifício corporativo e hotel, tem uma área aproximada de 190 mil m². O sistema estrutural é em concreto moldado in loco, pilares, vigas e lajes protendidas. “As forças horizontais de 27.000 toneladas resultantes da parede de contenção do solo, utilizando uma parede diafragma sem amarrações permanentes, nos obrigaram a considerar uma estrutura de concreto robusta, com elementos rígidos capazes de absorver os momentos fletores e as forças de cisalhamento”, descreveram. 

Já a Gleba B, composta por três edifícios de 23. 20 e 17 andares, com área de 290 mil m2, teve com desafio o prazo de execução de 26 meses para obtenção da licença de uso e consequente desenvolvimento do projeto em paralelo ao andamento da fase de construção. O projeto contou com um núcleo extra formado por vigas pré-moldadas, lajes alveolares e pilares moldados no local e um core, com paredes moldadas no local, vigas pré-moldadas e lajes pré-moldadas. 

A obra exigiu um estudo das armaduras de choque entre pilares e vigas pré-moldadas, assim como a fabricação de um protótipo da viga pré-moldada, sem escoramento e apoiada em pilares sem consolos, para simular e avaliar os desafios inerentes ao processo de montagem. 

Sessões técnicas

A programação do Simpósio contou ainda com oito sessões técnicas, que apresentaram cerca de 45 trabalhos, que reforçaram a importância das pesquisas desenvolvidas pela academia, pelos escritórios de projetos e por empresas para a evolução técnica contínua do projeto conceitual. As sessões tiveram coordenação da engenheira e professora Ana Elisabete Jacintho, da PUC-Campinas, com apoio do engenheiro Marcelo Melo (coordenador do YMG fib, UFRJ e Casagrande Engenharia), e da engenheira Lígia Doniak (membro YMG fib, Mackenzie e EGT Engenharia), que também integraram os comitês organizador e técnico e coordenaram as sessões plenárias. As sessões englobaram as áreas de infraestrutura, pré-fabricado de concreto, edificações e estruturas existentes.

Engenheira e professora Ana Elisabete Jacintho, da PUC-Campinas, com apoio dos engenheiros Marcelo Melo e Lígia Doniak, coordenou as sessões técnicas


Engenheiro italiano Marco di Prisco, professor da Universidade Politécnica de Milão, é o presidente da próxima edição do International fib Symposium on Conceptual Design of Concrete Structural


“Elas foram muito bem planejadas para que pudessem agrupar conteúdos similares, trazendo uma sinergia entre os trabalhos apresentados. O público mostrou grande interesse ao fazer perguntas aos palestrantes e identificamos que as discussões se estenderam aos intervalos. Foi um grande sucesso”, afirmou Ana Elisabete, que acrescentou que o Simpósio foi uma oportunidade ímpar de descobrir como é o pensamento do projeto estrutural no mundo inteiro e quais as soluções encontradas para desafios que não são do dia a dia. 

O engenheiro húngaro György L. Balázs, professor da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste e presidente honorário da fib, foi responsável por uma das sessões técnicas e apresentou um trabalho sobre um novo material de reforço para produção automatizada de concreto armado. “Esse evento é fundamental para o futuro das estruturas de concreto, pois através das experiências auxilia no entendimento do comportamento da estrutura e na resolução de problemas técnicos, na seleção de materiais para redefinir formas, dando novas possibilidades para construção”, afirmou. Para ele, a combinação de professores e profissionais é fundamental para encontrar soluções. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!