Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 35 - agosto de 2025

DE OLHO NO SETOR

Simpósio da fib reúne mais de 350 profissionais para mostrar a importância do “Conceptual Design”

Evento foi realizado na sequência do XVI Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas, oferecendo a oportunidade de congregar experiências e conhecimentos, realizar networking e por celebrar a engenharia de projetos no Brasil e no mundo

As visitas técnicas à Serra das Araras, coordenada pelo Prof. Fernando Stucchi, e ao Parque Olímpico, coordenada pelo eng. João Casagrande, foram um dos destaques do fib Symposium

O fib Symposium ofereceu um ambiente ideal para trocar experiências e conhecimentos

“Conceptual Design”: criatividade, conhecimento, experiência e sustentabilidade

Hugo Corres: “É preciso ter as ideias para resolver os problemas e depois usar as ferramentas para executar, ou seja, criar soluções através de ideias integradas com os conceitos de arquitetura, desempenho e o local da obra.”


Em outubro de 1996, foi realizado um Simpósio na Universidade de Stuttgart (Alemanha), com coordenação do engenheiro alemão Jörg Schlaich, no qual os anais continham procedimentos para o projeto conceitual das estruturas. A ideia era que os engenheiros criassem e fizessem projetos conceituais para dar continuidade à evolução das ideias em cada projeto. “Fui convidado para participar e redigimos com colegas da Fhecor o que havíamos feito no passado e o que gostaríamos de promover no futuro, aproveitando as ideias e procedimentos que foram criados por outros engenheiros até porque estávamos fazendo análises para projetar uma ponte em Ávila”, contou o engenheiro espanhol Hugo Corres Peiretti, professor da Universidade Politécnica de Madri e fundador da Fhecor Ingenieros Consultores, durante o International fib Symposium on Conceptual Design of Concrete Structural 2025. 

Segundo Corres, essa iniciativa foi importante para a engenharia de projetos. Ele contou que a fib decidiu criar um simpósio novo sobre “conceptual design”, cujos objetivos eram ter baixo custo, alto nível, novo formato e com a participação intensa de jovens. A edição inaugural do International fib Symposium on Conceptual Design of Concrete Structural foi realizada entre os dias 26 e 28 de setembro, em Madri (Espanha). Na sequência, vieram o da Suíça, que foi online, em 2021, e em Oslo (Noruega), em 2023, e no Rio de Janeiro, neste ano. “A fib está fazendo muitas coisas e precisamos cada vez mais integrar os jovens que são o futuro. Integrar conhecimentos e experiências a fim de fortalecer as futuras gerações de profissionais na engenharia estrutural.”

Em relação ao Código Modelo (Model Code) da fib, explicou que, em 2010, houve a inclusão do “Conceptual Design” no primeiro capítulo. “É preciso ter as ideias para resolver os problemas e depois usar as ferramentas para executar, ou seja, criar soluções através de ideias integradas com os conceitos de arquitetura, desempenho e o local da obra. Assim, resumimos em três páginas o conceito, já ligado à sustentabilidade”, detalhou. No Código Modelo, em 2020, novamente há três páginas sobre o projeto conceitual, analisando e introduzindo a sustentabilidade nos seus pilares – ambiental, social e econômico. “Não é possível trazer apenas aspectos ambientais ao projeto, é preciso que seja viável e atender também às demandas da sociedade”. 

“Melhorar a qualidade de vida das pessoas, ajudar a aprimorar os processos construtivos e reduzir o desperdício de material. Nossas estruturas precisam ser inteligentes para podermos introduzir esses aspectos em nossas atividades. Se muitas relações entre os diferentes aspectos dos três pilares da sustentabilidade, precisamos progredir para contribuir com o mundo. Começamos a nos preocupar há não muito tempo, por isso há muito trabalho a ser feito para definir as nossas estruturas nesse parâmetro”, destacou Corres. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!