INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
Infraestrutura
Nesta edição do Prêmio Obra do Ano, na categoria Infraestrutura, o vencedor foi a implantação do Viaduto de Acesso à Rodovia Hélio Smidt, localizado no km 219+900 da Rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos (SP). Com 6.213 m² de área construída, o viaduto tem extensão total de 634 metros e largura média de 9,8 metros. A obra teve início com a execução de 194 estacas, que garantiram a estabilidade do solo e a capacidade de carga necessária à superestrutura. Em seguida, foram erguidos 34 pilares e executados 20 apoios/encontros.
“A execução de estacas raiz na margem do Rio Baquirivu exigiu atenção especial para garantir a estabilidade da margem e a integridade dos elementos (estacas e blocos) já instalados”, comenta Fernando Frizo, gerente de contrato da Tranenge Construções.

Para a montagem das vigas dos vãos 14 e 15 do Viaduto Hélio Smidt, situado nas proximidades do Aeroporto Internacional de Guarulhos (AeroGRU), a elevação da lança do guindaste exigiu monitoramento topográfico em tempo real, devido às restrições de altura máxima impostas pela autoridade aeroportuária. Além disso, o guindaste, com capacidade de 500 toneladas, permitiu a montagem em uma única etapa, de forma eficiente, segura e totalmente controlada, reduzindo o tempo de interdição no local e minimizando os impactos no tráfego de acesso ao aeroporto.
De acordo com Frizo, na etapa de superestrutura, a obra demandou a execução de trechos em balanço sucessivo, com 101,5 metros de vão central sobre a Rodovia Presidente Dutra, mantendo o tráfego seguro em uma das vias mais movimentadas do país. A complexidade dessa etapa exigiu planejamento logístico minucioso, que contemplou análises de interferências viárias e a definição de janelas operacionais de segurança.
Um destaque do projeto estrutural de Catão Francisco Ribeiro, da Enescil Engenharia de Projetos, foi a alteração do traçado para permitir a locação de apoios na calha do Rio Baquirivu, possibilitando a redução significativa dos vãos e viabilizando o uso de vigas pré-moldadas protendidas com aderência inicial, o que conferiu maior rapidez construtiva e controle de qualidade.

Obra do Ano Infraestrutura:
Localização: Guarulhos, São Paulo
Área construída: 6.213 m²
Construtora: Tranenge Construções
Início da obra: Março de 2024
Término da obra: Fevereiro de 2025
Projeto Estrutural: Catão Francisco Ribeiro (Enescil Engenharia de Projetos)
Empresa pré-fabricadora: Tranenge Construções
Volume de concreto pré-fabricado: 2.403,00 m³
Para Frizo, a obra possui caráter singular devido à adoção de estruturas mistas, combinando concreto pré-fabricado — que conferiu maior agilidade à execução — com o sistema de balanço sucessivo, que reduziu as intervenções nas vias. “É uma referência em pontes e viadutos”, pontua. “Além da relevância técnica, a intervenção se destaca pela importância estratégica da conexão direta entre a via expressa da Rodovia Dutra e a Rodovia Hélio Smidt, facilitando o acesso ao Aeroporto de Guarulhos.”
Ao longo do projeto, foram empregados 4.973,94 m³ de concreto, dentre os quais 2.403 m3 nos elementos pré-fabricados da superestrutura, aplicados de forma programada e monitorada para assegurar a durabilidade e o desempenho estrutural. O processo de fabricação das peças pré-fabricadas de concreto foi submetido a rigoroso controle de qualidade, com apoio da plataforma de gerenciamento Plannix.
Entre os principais benefícios da obra, na avaliação de Frizo, estão a maior agilidade na execução das atividades e, consequentemente, a significativa redução da exposição dos trabalhadores envolvidos em obras rodoviárias, que caracterizam elevado grau de risco operacional. O pico de mobilização contou com 135 colaboradores, cuja coordenação integrada foi essencial para o cumprimento de prazos, a segurança no trabalho e a execução eficiente, mesmo diante de desafios logísticos e operacionais de alta complexidade.
O Prêmio Obra do Ano conferiu menção honrosa na categoria Infraestrutura à implantação do Viaduto Ramo 2000, parte do complexo viário que conecta a Via Dutra à Rodovia Fernão Dias, em Guarulhos (SP). Localizado no km 226, o viaduto possui área construída de 4.204,80 m², com 576 metros de extensão total e largura média de 7,30 metros.
A estrutura mista, composta por concreto moldado in loco e concreto pré-fabricado, atendeu às particularidades do local e às demandas do projeto de Claudio Toshio Watanabe, da Enescil Engenharia de Projetos, resultando em qualidade, prazo e custo.