INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA
A obra, que conecta diretamente à Rodovia Fernão Dias, teve sua complexidade ampliada pela movimentação constante da rodovia. A utilização do máximo possível de estrutura em concreto pré-fabricado foi a solução que reduziu e facilitou a execução da obra“O principal desafio da OAE foi a execução do trecho em balanço sucessivo sobre a Rodovia Presidente Dutra, exigindo planejamento rigoroso, coordenação de equipes e precisão construtiva, de modo a manter o tráfego seguro durante toda a execução”, explica Fernando Frizo, da Tranenge Construções.
A alta complexidade do trecho principal, executado pelo método de balanço sucessivo, decorreu da inclusão de uma aduela adicional nos vãos laterais, o que gerou um desequilíbrio temporário de esforços. Essa condição foi compensada por meio de macaqueamento de alta precisão, assegurando o reequilíbrio das cargas nas fundações e a uniformidade dos esforços em serviço.
A complexidade geométrica e estrutural foi ampliada pelo traçado curvo do viaduto, o que exigiu controle rigoroso do alinhamento e das deformações, com monitoramento contínuo das flechas ao longo das etapas construtivas.

Menção Honrosa:
Localização: Guarulhos, São Paulo
Área construída: 4.204,80 m²
Construtora: Tranenge Construções
Início da obra: Novembro de 2023
Término da obra: Novembro de 2024
Projeto Estrutural: Cláudio Toshio Watanabe (Enescil Engenharia de Projetos)
Empresa pré-fabricadora: Tranenge Construções
Volume de concreto pré-fabricado: 862,67 m³
“A obra, que se conecta diretamente à Rodovia Fernão Dias, teve sua complexidade ampliada pela movimentação constante da rodovia, o que exigiu soluções logísticas e estruturais inovadoras. A utilização do máximo possível de estrutura em concreto pré-fabricado foi a solução que reduziu e facilitou a execução da obra”, destaca Frizo, acrescentando que, além dos ganhos técnicos, a adoção de elementos pré-fabricados contribuiu para a otimização logística, reduzindo interferências no canteiro, minimizando riscos de acidentes e diminuindo o impacto sobre o tráfego local durante as etapas de montagem.
Um dos destaques da obra, segundo Frizo, é o vão central em balanço sucessivo de 80,43 metros e a aplicação de modernas técnicas construtivas em elementos pré-moldados. “Essas características reforçam o caráter singular e inovador do empreendimento, destacando-o como referência em engenharia de pontes e viadutos.”
Pequenas Obras
A MasterBlaster – Surreal, maior montanha-russa aquática do mundo, inaugurada em março de 2024 no Beach Park, foi a vencedora na categoria Pequenas Obras. Com 28 metros de altura e um percurso de 340 metros, percorrido em cerca de 77 segundos a até 42 km/h, o Surreal é movido pela tecnologia Master Blaster Fusion, que impulsiona os visitantes por meio de jatos d’água de alta potência. O brinquedo proporciona uma experiência que remete ao movimento das ondas e à leveza do surfe, tanto pelo desempenho quanto pela linguagem arquitetônica curvilínea.